Resumo
Problema: A seleção do tema a formação no SUS e o Projeto PET Saúde como cenário de aprendizagem significativa ancora-se no fato de atuar como preceptor e profissional do serviço e observar a necessidade de refletir sobre os desafios da formação nos serviços, ou das possibilidades da parceria ensino-serviço neste processo. Objetivo: conhecer as potencialidades e fragilidades dos processos de formação através do projeto PET-Saúde. Método: trata-se de estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado na Policlínica Regional da Engenhoca com bolsistas e preceptores do PET-SAÚDE. Os dados serão apreendidos através de entrevistas semi-estruturadas e a análise organizada em núcleos temáticos. Conclusão: Espera-se contribuir com a reflexão indicativa de que a integração entre o mundo do ensino e o mundo do trabalho pode ser uma atitude e uma prática complexa, concreta e possível
Referências
Santos AS. Educação em Saúde: reflexão e aplicabilidade em atenção primária à saúde. Online Brazilian Journal of Nursing [periódico online], Rio de Janeiro (RJ) 2006 julho; 5(2). Disponível em: <http://www.uff.br/objnursing/viewarticle.php?id=591&layout=html>acesso em 28 de junho de 2012
Amâncio Filho, A. Dilemas e desafios da formação profissional em saúde. Rev. Interface -Comunicação, Saúde, Educação, v8, n15, p.375-80, mar/ago 2004.
Ceccim, RB, Feuerwerker, LCM. O Quadrilátero da Formação para a Área da Saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 14(1):41- 65, 2004