Ensino de gerenciamento do cuidado: olhar de graduandos – teoria fundamentada em dados
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Palavras-chave

Nursing Healthcare Management
Nurse Managerial Practice
Nurse Professional Formation. Gerencia del Cuidado em Enfermería
Prática Gerencial del Enfermero
Formación Profesional del enfermero. Gerência do Cuidado de Enfermagem
Prática Gerencial do Enfermeiro
Formação Profissional do Enfermeiro.  

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Resumo

Objetivo: compreender o olhar de estudantes de enfermagem sobre o ensino de gerenciamento do cuidado durante sua formação acadêmica. Método: estudo qualitativo, do tipo teoria fundamentada nos dados. Os dados foram coletados com 18 estudantes de enfermagem de duas instituições de ensino brasileiras, por meio de entrevistas semiestruturadas. Para análise, realizaram-se codificações aberta, axial e seletiva. Resultados: categorias delimitadas: reconhecendo que as interligações entre as disciplinas favorecem a visão do cliente em sua integralidade; associando o gerenciamento do cuidado à descoberta das reais necessidades físicas e mentais do cliente; e, entendendo o gerenciamento do cuidado como uma atividade ampla e complexa relacionada aos cuidados diretos e indiretos ao cliente, que compõem o fenômeno – Compreendendo que o gerenciamento propicia ao cliente um cuidado humanizado e integral. Conclusão: os estudantes entendem que o gerenciamento, além de atender demandas institucionais, é uma estratégia para o desenvolvimento de melhores práticas de cuidado.
https://doi.org/10.5935/1676-4285.20120041
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