Resumo
Trata-se de nota prévia de tese de doutorado que objetiva analisar os componentes das relações interpessoais presentes nas representações sociais de profissionais de enfermagem acerca do cuidado de enfermagem prestado ao cliente soropositivo ao HIV. A tese consistirá em estudo exploratório-descritivo, pautado na abordagem qualitativa e na Teoria das Representações Sociais, tendo como cenário um hospital público universitário da cidade do Rio de Janeiro e como sujeitos profissionais de enfermagem que cuidam de clientes soropositivos ao HIV. A coleta de dados dar-se-á através de formulário de dados sócio-econômico-profissionais e roteiro semi-estruturado de entrevista. A análise será realizada, inicialmente, por meio do software ALCESTE 4.10 a fim de rastrear as temáticas e conteúdos estruturantes e, posteriormente, será realizada análise de conteúdo temática das classes emergidas visando caracterizar os componentes das relações interpessoais e os perfis representacionais.
Referências
Waldow VR. Cuidado humano: o resgate necessário. 2ªed. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto; 1999.
Del Prette A, Del Prette ZAP. Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. 6ª Ed. Petrópolis (RJ): Vozes; 2007.
Guedes JAD, Borenstein MS, Meirelles BHS. Coping of Nursing Professionals who take care of people with Aids – an Educative-Reflective Practice. Online Brazilian Journal of Nursing, 6(2); 2007.
Jodelet D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: Jodelet, D. (Org.). [tradução Lilian Ulup]. As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 17-44.