Tecnologias Educacionais sobre Saúde Mental na Área da Saúde: Protocolo de Scoping Review

Resumen

Objetivo: Identificar e mapear as tecnologias educacionais sobre saúde mental utilizadas no ensino da saúde. Método: Será conduzida uma scoping review, seguindo o referencial do Joanna Briggs Institute, com o objetivo de responder à questão: “Quais são as tecnologias educacionais sobre saúde mental que têm sido utilizadas na área da saúde?”. Para a identificação dos estudos, serão utilizadas bases de dados eletrônicas multidisciplinares em ciências da saúde, bem como repositórios de dissertações e teses. A identificação e o mapeamento da evidência disponível por meio deste estudo revelarão aspectos relevantes acerca das tecnologias educacionais existentes, seus impactos e desafios neste campo, o que é considerado relevante para subsidiar a melhoria da qualidade do ensino, seja na educação permanente, educação em saúde ou formação acadêmica. Espera-se que a scoping review contribua para a análise crítica das tecnologias educacionais sobre saúde mental na área da saúde, dada a potencialidade de impacto no desenvolvimento das competências educacionais.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20236668
HTML (English)
HTML (Português (Brasil))
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))
EPUB (English)
EPUB (Português (Brasil))

Citas

Dantas ESO. Saúde mental dos profissionais de saúde no Brasil no contexto da pandemia por Covid-19. Interface - Comunic, Saúde, Educ. 2021;23 Suppl 1. https://doi.org/10.1590/Interface.200203

Marques IP, Ferigato SH, Minelli M, Marcolino TQ. Da produção local à cooperação internacional em saúde mental: construção de redes de cuidado e aprendizagem entre Brasil e Itália. Interface - Comunic, Saúde, Educ. 2020;24:e200241. https://10.0.45.86/S1518-787.201805200XXXX

Vieira CEC. Sociedade do cansaço: reflexo da sociedade capitalista de razão neoliberal. Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho. 2022; 25:e-194197. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.cpst.2022.194197.

Santos FF, Brito MFSF, Pinho L, Cunha FO, Rodrigues-Neto JFR, Fonseca ADG, et al. Transtornos mentais comuns em técnicos de Enfermagem de um hospital universitário. Rev. Bras. Enferm. 2020;73(1):e20180513. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0513

Veloso LUP, Lima CLS, Sales JCS, Monteiro CFS, Gonçalves AMS, Silva-Júnior FJG. Ideação suicida em universitários da área da saúde: prevalência e fatores associados. Rev. Gaúcha Enferm. 2019;40:e20180144. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20180144

Gomes CFM, Pereira-Júnior RJ, Cardoso JV, Silva DA. Transtornos mentais comuns em estudantes universitários: abordagem epidemiológica sobre vulnerabilidades. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. 2020;16(1). http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.157317

Ornell F, Schuch JB, Sordi AO, Kessler FHP. “Pandemic fear” and COVID-19: mental health burden and strategies. Braz. J. Psychiatry. 2020;42(3). https://doi.org/10.1590/1516-4446-2020-0008

Machado CO, Fonseca JF, Salvador PTCO, Dantas ESO, Oliveira LV. Impactos da Covid-19 na saúde mental da equipe de enfermagem de Unidades de Terapia Intensiva: uma revisão de escopo. Revista Eletronic Acervo Saúde. 2022;15(11). https://doi.org/10.25248/REAS.e11188.2022

Brito GEG, Forte FDS, Freire JCG, Moreira LB, Paredes SO, Silva SLA. Articulação entre a EqSF/AB e o NASF/AB e sua influência na produção do cuidado no contexto da Atenção Primária à Saúde. Ciência Saúde Colet. 2022;27(6). https://doi.org/10.1590/1413-81232022276.03942021

Lima AMJ, Andrade ELG, Perillo RD, Santos AF. Olhares sobre a assistência em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde em municípios de pequeno porte: emergência de práticas inovadoras. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. 2021; 25:e200678. https://doi.org/10.1590/interface.200678

Santos AMD, Resende EB, Rodrigues CCFM, Alves KYA, Oliveira LV, Salvador PTCO. Validation of educational technologies in health care: scoping review protocol. Research, Society and Development. 2021;10(17):e75101724342. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i17.24342

Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil, H. Chapter 11: Scoping Reviews (2020 version). In: Aromataris E, Munn Z, editors. JBI Manual for Evidence Synthesis [Internet]. Adelaide: JBI; 2020 [cited 2022 Jan 23]. Available from: https://synthesismanual.jbi.global

Santos AMD, Lopes RH, Alves KYA, Oliveira LV, Salvador PTCO. Análise do Conceito “Tecnologia Educacional” na Área da Saúde. EaD Em Foco. 2022;12(2): e1675. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1675

Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. Descritores em Ciências da Saúde [Internet]. São Paulo (SP): BIREME/OPAS/OMS; 2023 [citado 2023 Jan 20]. Available from: http://decs.bvsalud.org

Pimenta MM, Oliveira RC. A Contribuição da Sociologia para o Ensino em Saúde. Revista Linhas. 2020;21(45),260-84. http://dx.doi.org/10.5965/1984723821452020260

Feitosa CDA, Mendes PN, Oliveira AC, Fernandes MA, Pillon SC. Tecnologias educacionais em saúde mental para trabalhadores: revisão integrativa. Acta Paul Enferm. 2022;35:eAPE02766. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2022AR027666

Araújo WCO. Health Information Retrieval: Construction, Models and Strategies. ConCI Conv Cienc Inf. 2020;3:100-34. https://10.33467/conci.v3i2.13447

Sampaio GB, Gomes RM, Silva MCQS, Jesus IS, Duarte ACS, Santos K. Educação Permanente e o Processo Formativo dos Profissionais da Saúde: Entrelace de Saberes. Revista Eletrônica Acervo Saúde. 2019;25:e630. https://doi.org/10.25248/reas.e630.2019

Tricco AC, Lillie E, Zarin W, Brien KKO, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Ann Intern Med. 2018;169(7):467-73. https://doi.org/10.7326/M18-0850

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2023 Array