Resumen
O propósito deste trabalho é descrever o surgimento de paradigmas alternativos na pesquisa e desenvolvimento de sistema de informação, mostrando que a crise do paradigma dominante tem influência no desenvolvimento de sistemas de informação em enfermagem. Uma tentativa é feita para focalizar o paradigma dominante (positivismos/funcionalismo) e os paradigmas alternativos de investigação em sistemas de informação. A análise converge para a crise paradigmática em enfermagem, com ênfase no surgimento de uma nova consciência do significado de um paradigma que valoriza a prática para desenvolver sistemas de informação. Conclui-se que a nova perspectiva paradigmática busca definir uma visão de conhecimento com implicações na prática de enfermagem requerendo mudanças na perspectiva dos atores sociais envolvidos.Citas
Blumer H. Symbolic interacionism:perspective e method. Berkeley: University of California; 1969.
Burrel G, Morgan G. Sociological paradigms and organizational analysis. London: Heineman; 1979.
Cody WK. Paradigm shift or paradigm drift? A meditation on commitment and transcendence. Nursing Science Quarterly. 2000 abr; 3( 2) p. 93 - 102.
Conway ME. Toward greater specificity in defining nursing’s metaparadigm. Advances in nursing science. 1985.7(4):73 - 81.
Fawcett J. Analysis and evaluation of conceptual models of nursing. Philadelphia: F.A. Davis Company. 1984.
Gomes MMF. A crise do paradigma nas ciências e na enfermagem. 2001.[ cited Nov 21 2001 ] Available from: http://www.uniabc.br/cadernos/enfermagem/crise.htm.
Japiassu H. Questões epistemológicas. Rio de Janeiro: Imago. 1981.
Mertens DM. Research methods in education and psychology:integrating diversity with quantitative & qualitative approaches. [ cited Apr 14 2001 ] Thousand Oaks: Sage Publication; 1998. Available from:http://www.coe.missouri.edu/wang/portiono/pages/methodology.htm
Mtroyal ACOM Paradigm information, 2001.[ cited Jun 12 2001 ] Available from: http://wwwacad.mtroyal.ab.ca/adc_projetcts/acom3309/acom_paradescs. Newman M. Prevailing paradigms in nursing. Nursing Outlook.1992; 40:1-13.
Rodrigues Filho J, Borges CF, Ferreira RCF.Interpretive paradigm in research and development of information systems. Proceedings of the Business Association of Latin American Studies (BALAS). New Orleans: [ s.e .] 1999.
Rogers ME. An introduction to the theoretical basis of nursing science. Philadelphia: Davis; 1970.
Santos BS.Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Afrontamento; 1988.
Trivinos AS. Introdução à pesquisa em ciências sociais - a pesquisa qualitativa em educação: o positivismo, a fenomenologia, o marxismo. São Paulo: Atlas; 1994.