Educación ambiental em la visión de docentes de la salud colectiva: un estudio descriptivo-exploratório

Resumen

Objetivo: analizar la visión de los docentes de la salud colectiva sobre la educación ambiental. Método: estudio cualitativo, del tipo descriptivo-exploratorio, realizado con ocho profesores de salud colectiva de una institución de educación superior del sur de Brasil, intencionalmente seleccionados. Los datos fueron colectados en los meses de Agosto a Octubre de 2011, por medio de entrevista semiestructurada y averiguados con base en el referencial propuesto para análisis de contenido. Resultados: Los sujetos creen que la educación ambiental envuelve concientización y cambios de comportamiento, debiendo también agregar criticidad a los problemas socioambientales, biológicos, culturales, entre otros tan importantes como la acción de preservación ambiental. Discusión: Se parte de que el abordaje sobre el tema es incipiente. Para tanto, hay necesidad de inclusión formal del asunto en los currículos de los cursos de pregrado. Conclusión: Se concluye ser necesario fomentar el debate entre los docentes e instituciones de educación, con el objetivo de incluir la educación ambiental en la formación profesional en salud.

https://doi.org/10.5935/1676-4285.20144368
HTML (Português (Brasil))
EPUB (Português (Brasil))
HTML (English)
HTML
EPUB (English)
EPUB
PDF (English)
PDF
PDF (Português (Brasil))

Citas

Leff E. Saber ambiental: Sustentabilidade, racionalidade, complexidade e poder. 8. ed. Petrópolis: Vozes; 2011.

Carvalho LM, Tomazello MGC, Oliveira HT. Pesquisa em educação ambiental: panorama da produção brasileira e alguns de seus dilemas. Cad. Cedes. [internet] 2009 [cited 2013 Abr 20]; 29(77):13-27. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v29n77/a02v2977.pdf

Lei n.º 9795, de 27 de abril de 1999 (BR). Dispõe sobre a educação ambiental, institui a política nacional de educação ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da República federativa do Brasil. Brasília: Poder Legislativo.

Schmidt RAC. A questão ambiental na promoção da saúde: uma oportunidade de ação multiprofissional sobre doenças emergentes. Physis [internet] 2007 [cited 2013 Abr 20; 17(2):373-392. Available from: http://www.scielo.br/pdf/physis/v17n2/v17n2a10.pdf

Beserra EP, Alves MDS, Pinheiro PNC, Vieira NFC. Educação ambiental e enfermagem: uma integração necessária. Rev Bras Enferm [internet] 2010 [cited 2014 Abr 20]; 63(5):848-852. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n5/26.pdf

Ministério da Saúde (Brasil), Organização Pan-Americana da Saúde. Mudanças climáticas e ambientais e seus efeitos na saúde: cenários e incertezas para o Brasil. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; 2008.

Camponogara S, Cardoso ALK, Ramos FRS. Uma revisão sistemática sobre a produção científica com ênfase na relação entre saúde e meio ambiente. Ciênc. saúde coletiva. [internet] 2008 [cited 2013 Abr 20]; 13(2):427-439. Available from: http://www.scielo.br/pdf/csc/v13n2/a18v13n2.pdf

Graciolli SRP, Júnior AJV, Costa MV, Zanon ÂM. A educação ambiental num programa de pós-graduação em ecologia e conservação e a visão docente. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient.[internet] 2010 [cited 2013 Abr 20]; 25:35-48. Available from: http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3369/2018

Gil AC. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas; 2011.

Bardin L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2007.

Camponogara S, Ramos FRS, Kirchhof ALC. Reflexivity, knowledge and ecological awareness: premises for responsible action in the hospital work environment. Rev. Latino-Am. Enfermagem. [internet] 2009 [cited 2013 Abr 04]; 17(6):1030-1036. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v17n6/16.pdf

Camponogara S, Soares SA, Terra MG, Santos TM, Trevisan CM. Nurses involved in management of hospital residues: a descriptive study. Online Braz J Nurs. [internet] 2012 [cited 29 Abr 2013]; 11(2): 289-304. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3621/pdf_1

Freitas L, Joventino E, Ximenes L, Vieira N, Moreira R. The ethics of nursing care for environmental crises. Online Braz J Nurs. [internet] 2012 [cited 2013 Abr 29]; 11(3):893-06. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3833/pdf_1

Camponogara S, Erthal G, Viero CM, Diaz PS, Soares SGA, Peres RR. The perception of students of the area of health about the environmental problems: a descriptive study. Online Braz J Nurs. [internet] 2012 [cited 2012 Abr 20]; 11(2): 376-91. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3767

Sena J, Cezar-vaz MR. A relação saúde/ambiente nos processos de formação do profissional enfermeiro: um ensaio teórico. Rev. eletrônica Mestr. em Educ. Ambient. 2010; 24:265-273.

Jacobi PR, Tristão M, Franco MIGC. A função social da educação ambiental nas práticas colaborativas: participação e engajamento. Cad. Cedes, Campinas.[internet] 2009 [cited 2013 Abr 20]; 29(77):63-79. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v29n77/a05v2977.pdf

Camponogara S, Diaz PS, Rossato GC, Peres RR, Soares SA, Erthal GE, Viero CMV. Interface between health and environment in professional education in health. Acta Paul Enferm. [internet] 2012 [cited 2013 Abr 20]; 25(6):902-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ape/v25n6/v25n6a12.pdf