Educação ambiental na visão de docentes da saúde coletiva: um estudo descritivo-exploratório

Resumo

Objetivo: analisar a visão dos docentes da saúde coletiva sobre a educação ambiental. Método: estudo qualitativo, do tipo descritivo-exploratório, realizado com oito professores da saúde coletiva de uma instituição de ensino superior do sul do Brasil, intencionalmente selecionados. Os dados foram coletados nos meses de agosto a outubro de 2011, por meio de entrevista semiestruturada e averiguados com base no referencial proposto para análise de conteúdo.Resultados: os sujeitos acreditam que a educação ambiental envolve conscientização e mudanças de comportamento, devendo também agregar criticidade aos problemas socioambientais, biológicos, culturais, entre outros tão importantes quanto a ação de preservação ambiental.Discussão: Depreende-se que a abordagem sobre o tema é incipiente. Para tanto, há necessidade de inclusão formal do assunto nos currículos dos cursos de graduação. Conclusão: Conclui-se ser necessário fomentar o debate entre os docentes e instituições de ensino, com vistas de incluir a educação ambiental na formação profissional em saúde.

https://doi.org/10.5935/1676-4285.20144368
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