Processo de doação-transplantação e a falência do enxerto corneano: estudo caso–controle

Resumo

Projeto de Tese desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Objetivo: relacionar os casos de falência do enxerto pós-transplante de acordo com os diferentes graus de classificação da qualidade da córnea em um serviço de referência no estado do Rio Grande do Norte. Método: estudo epidemiológico de abordagem quantitativa, por meio de uma coorte longitudinal, descritivo e analítico. O protocolo de pesquisa encontra-se aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os dados coletados serão submetidos à análise estatística de forma a relacionar os casos de falência dos transplantes de córneas com os diferentes graus de classificação do material a ser transplantado.

HTML (Inglês)
HTML (Espanhol)
HTML
PDF (Inglês)
PDF (Espanhol)
PDF
EPUB (Inglês)
EPUB (Espanhol)
EPUB

Referências

Boynton GE, Woodward MA. Evolving techniques in corneal transplantation. Current Surgery Reports, USA, v.3, n.2, p.1-13, 2015.

Bowling B. Kanski’s clinical ophtalmology. 8 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

Cruz GKP, Ferreira Júnior MA. Cornea transplantation in Rio Grande do Norte: epidemiological and clinical aspects. Online brazilian Journal Nursing, Brazil, v.15, n.(suppl), p.579-82, 2016.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Online Brazilian Journal of Nursing