Efeito do telemonitoramento no pós-operatório de idosos facectomizados: ensaio clínico randomizado
HTML
HTML (Inglês)
HTML (Espanhol)
EPUB
PDF
PDF (Espanhol)
PDF (Inglês)
EPUB (Inglês)
EPUB (Espanhol)

Como Citar

1.
Delphino TM, Santana RF. Efeito do telemonitoramento no pós-operatório de idosos facectomizados: ensaio clínico randomizado. Online Braz J Nurs [Internet]. 22º de dezembro de 2015 [citado 8º de dezembro de 2025];14:355-8. Disponível em: https://objnursing.uff.br/nursing/article/view/5112

Resumo

Problema: a cirurgia de facectomia tem sido cada vez mais frequente e, com isso, há necessidade de estratégias que auxiliem a recuperação cirúrgica e o seguimento pós-operatório. Objetivos: testar o efeito da intervenção acompanhamento por telefone comparado ao tratamento convencional em pacientes idosos em pós-operatório de facectomia; analisar a incidência do diagnóstico de enfermagem em recuperação cirúrgica retardada ao longo de quatro semanas no grupo acompanhado por telefone e no grupo controle. Método: ensaio clínico randomizado cego que está sendo realizado em um hospital universitário no município de Niterói/RJ. A amostra, obtida por cálculo amostral pela analise estatística de Pocock (1983), será de 48 sujeitos divididos em igual número entre grupos de experimento e controle, de forma randomizada.
HTML
HTML (Inglês)
HTML (Espanhol)
EPUB
PDF
PDF (Espanhol)
PDF (Inglês)
EPUB (Inglês)
EPUB (Espanhol)

Referências

PEREIRA, Fabiana Dalla Rosa; LIMA, Vagner Loduca and REHDER, José Ricardo Carvalho Lima. Opacificação tipo "snowflake" em lente intra-ocular de polimetilmetacrilato (PMMA). Rev. bras.oftalmol. [online]. 2011, vol.70, n.2, pp. 122-124. ISSN 0034-7280.

KARA-JUNIOR, Newton and ESPINDOLA, Rodrigo França de. Evolução e viabilização de um centro cirúrgico ambulatorial para cirurgias de catarata em larga escala em um hospital universitário. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2010, vol.73, n.6, pp. 494-496. ISSN 0004-2749.

GODDEN B. Postoperative phone calls: is there another way? Journal of PeriAnesthesia Nursing 2010 Dec; 25(6):405-408.

Autorizações concedidas para o armazenamento e acesso dos artigos do OBJN podem ser consultadas nos serviços de informações Diadorim ou Miguilim.