Percepção de docentes e discentes de enfermagem sobre cuidado integral: estudo descritivo-exploratório
HTML
HTML (Inglês)
HTML (Espanhol)
EPUB
PDF
PDF (Espanhol)
PDF (Inglês)
EPUB (Inglês)
EPUB (Espanhol)

Como Citar

1.
Rangel RF, Ilha S, Backes DS. Percepção de docentes e discentes de enfermagem sobre cuidado integral: estudo descritivo-exploratório. Online Braz J Nurs [Internet]. 22º de dezembro de 2015 [citado 17º de abril de 2026];14:443-6. Disponível em: https://objnursing.uff.br/nursing/article/view/5090

Resumo

Objetivos: Conhecer a percepção de cuidado integral para os docentes e discentes do curso de Enfermagem; Identificar se o cuidado integral está sendo abordado na formação acadêmica e, em caso afirmativo, como este vem sendo trabalhado. Método: Pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa realizada com seis discentes e sete docentes de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior, localizada na região central do Rio Grande do Sul, entre os meses de dezembro/2010 e janeiro/2011. Resultados: Emergiram três grandes temas: A construção de Integralidade; Compreensão de cuidado integral; A formação do enfermeiro para o cuidado integral. Conclusão: o cuidado integral é uma construção gradual que acontece a partir das relações e da desconstrução de práticas lineares focadas em ações tecnicistas. A Integralidade e o cuidado integral precisam permear as ações do saber e fazer do enfermeiro e, para isso, devem ser abordadas desde a formação acadêmica.

 

HTML
HTML (Inglês)
HTML (Espanhol)
EPUB
PDF
PDF (Espanhol)
PDF (Inglês)
EPUB (Inglês)
EPUB (Espanhol)

Referências

Antunes MJM, Guedes MVC. Integralidade nos Processos Assistenciais na Atenção Básica. In: Garcia TR, Egry EY (Org.). Integralidade da Atenção no SUS e sistematização da Assistência de Enfermagem. Porto Alegre: Artmed, 2010. p.19-27.

Backes DS, Erdmann AL, Buscher A. Demonstrating nursing care as a social practice. Rev. Latino-Am. 2009; 17(6):988-94.

Brasil. Resolução nº 196/96. Pesquisa em seres humanos. Revista Bioética, 1996.

Ayres JRCM. Integralidade do cuidado, situações de aprendizagem e o desafio do reconhecimento mútuo. In: Pinheiro T, Lopes TC. (Org.). Ética, técnica e formação: as razões do cuidado como direito à saúde. Rio de Janeiro: CEPESC/ IMS/UERJ/ ABRASCO, 2010.

Santana FR. et al. Integralidade do cuidado: concepções e práticas de docentes de graduação em enfermagem do Estado de Goiás. Ciênc. saúde coletiva 2010; 15(1):1653-64.

Autorizações concedidas para o armazenamento e acesso dos artigos do OBJN podem ser consultadas nos serviços de informações Diadorim ou Miguilim.