Diretrizes organizacionais para gerência do cuidado em nefrologia: análise de incidentes críticos
HTML (Inglês)
HTML (Espanhol)
HTML
PDF (Inglês)
PDF (Espanhol)
PDF
EPUB (Inglês)
EPUB (Espanhol)
EPUB

Como Citar

1.
Silva CT da, Christovam BP. Diretrizes organizacionais para gerência do cuidado em nefrologia: análise de incidentes críticos. Online Braz J Nurs [Internet]. 29º de setembro de 2014 [citado 7º de dezembro de 2025];13:431-4. Disponível em: https://objnursing.uff.br/nursing/article/view/4981

Resumo

Objetivo geral: propor diretrizes organizacionais para orientação das ações de gerência do cuidado de enfermagem, com base nas situações-problema identificadas pelos enfermeiros do Centro de Referência em Nefrologia e Transplante Renal (CRNTR), por meio da análise de incidentes críticos. Objetivos específicos: descrever as ações de gerência do cuidado realizadas pelas enfermeiras no CRNTR; caracterizar as situações-problema enfrentadas pelos enfermeiros na realização das ações de gerência do cuidado no CRNTR; discutir as situações-problema, comportamentos e consequências na implementação das ações de gerência do cuidado de enfermagem realizadas pelos enfermeiros no CRNTR. Método: pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, do tipo descritivo, operacionalizado a partir do método de Análise de Incidentes Críticos (AIC). A coleta de dados se dará por meio de entrevista semiestruturada com enfermeiros do CRNTR de um hospital universitário. Para análise e organização dos dados será utilizado o software Alceste 4.9.

HTML (Inglês)
HTML (Espanhol)
HTML
PDF (Inglês)
PDF (Espanhol)
PDF
EPUB (Inglês)
EPUB (Espanhol)
EPUB

Referências

Sociedade Brasileira de Nefrologia. Censo de diálise SBN 2013 [internet]. [Acesso em 27 Jul 2013]. Disponível em http://www.sbn.org.br/pdf/censo_2013-14-05.pdf.

Lima DVM. Research design: a contribution to the author. Online Braz J Nurs (Online) [internet]. 2011 Oct [Cited 2014 Jul 26];10(2). Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3648,

Flanagan JC. The critical incident technique. Psychol Bull [internet]. 1954 Jul [Cited 2014 Jun 20];51(4):1-33. Available from: https://www.apa.org/pubs/databases/psycinfo/cit-article.pdf.

Autorizações concedidas para o armazenamento e acesso dos artigos do OBJN podem ser consultadas nos serviços de informações Diadorim ou Miguilim.