Prática social e pedagógica do enfermeiro-preceptor: um estudo de caso

Resumo

Objetivo: Descrever a prática pedagógica desenvolvida pelo enfermeiro-preceptor junto ao graduando de enfermagem. Método: Estudo de caso realizado em 2011, no Hospital Escola São Francisco de Assis, cujos sujeitos foram 14 enfermeiros-preceptores que acompanharam os graduandos da Escola de Enfermagem Anna Nery. Utilizaram-se os documentos oficiais e entrevistas para coleta dos dados qualitativos, descritivos e, a análise se deu por categorias temáticas. Protocolo do CEP EEAN/HESFA nº114/2010. Resultados: As ações de ensino ocorreram principalmente na consulta de enfermagem e o preceptor pouco participou do planejamento e avaliação das atividades dos estudantes. Houve preocupação com a organização do serviço e distribuição de número de alunos por setor. Discussão: Destacou-se a relação de poder e a dimensão política na prática social do sujeito, assim como a dicotomia entre teoria e prática. Conclusão: O enfermeiro-preceptor não participou de todas as etapas constituintes da prática pedagógica, mas, realizou atividades que exigiram tal participação.

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