Percepção da equipe de enfermagem frente aos cuidados paliativos: perspectiva fenomenológica Merleau-Ponty.

Resumo

Objetivo: Identificar a percepção da equipe de enfermagem frente à assistência de enfermagem ao paciente em cuidados paliativos. Método: Estudo do tipo descritivo- exploratório de abordagem qualitativa. A pesquisa será realizada em um hospital da rede privada de saúde, situado no estado do Rio de Janeiro. Os sujeitos da pesquisa serão enfermeiros e técnicos de enfermagem atuantes na unidade de cuidados paliativos, seguindo-se um protocolo de pesquisa que consta de caracterização individual, com variáveis sociodemográficas e funcionais, além de questionário semiestruturado para a avaliação da percepção deste profissional sobre o cuidado paliativo. As variáveis e os itens que compõem o instrumento serão analisados em categorias temáticas.

 

HTML (Inglês)
PDF (Inglês)
HTML (Espanhol)
PDF (Espanhol)
HTML
PDF

Referências

Organização Mundial Saúde. Organização Pan Americana da Saúde. Cuidados Paliativos: Guias para el manejo clinico. 2ª ed. [S.l.]: OPAS; 2004.

Merleau-Ponty M. Fenomenologia da Percepção. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes; 2006.

Lima D. Desenhos de pesquisa: uma contribuição para autores. Online Braz J of Nursing [serial on the Internet]. 2011 oct [cited 2012 oct 12]; 10(2). Avaliable from: <http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3648>.

Autorizações concedidas para o armazenamento e acesso dos artigos do OBJN podem ser consultadas nos serviços de informações Diadorim ou Miguilim.