O significado de ter familiares atendidos num CAPSi: um estudo fenomenológico

Resumo

Este estudo teve o objetivo de compreender o significado que os familiares atribuem ao fato de ter um membro sendo atendido em um Centro de Atenção Psicossocial Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com o referencial teórico-metodológico da sociologia fenomenológica de Alfred Schutz. O campo de estudo foi um Centro de Atenção Psicossocial Infantil de Cascavel, estado do Paraná. A coleta das informações ocorreu entre outubro e novembro de 2010, por meio de entrevista fenomenológica com 11 familiares de usuários do referido serviço. Na análise compreensiva dos depoimentos emergiram aspectos sobre a dificuldade de lidar com a doença, o preconceito e o desconhecimento da sintomatologia da doença mental. Este estudo possibilitou a compreensão do significado dado pelos familiares ao fato de terem um membro da família atendido em um serviço substitutivo em saúde mental e ainda buscou compreender a necessidade de apoio que os mesmos apresentam em relação ao trabalho da equipe multiprofissional.

 

HTML
HTML (Espanhol)
HTML (Inglês)
PDF
PDF (Inglês)
PDF (Espanhol)

Referências

Ministério da Saúde (BR), Caminhos para uma política de saúde mental infanto-juvenil. Brasília (DF); 2005.

Couto MCV, Duarte CS, Delgado PGG. A saúde mental infantil na saúde pública brasileira: situação atual e desafios. Rev Bras Psiquiatr. 2008; 30(4): 390-8.

Ministério da Saúde (BR), Conselho Nacional de Saúde. Resolução 196, de 10 de outubro de 1996: diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília (DF); 1996.

Schutz A. Fenomenologia e relações sociais: textos escolhidos de Alfred Schutz. Rio de Janeiro: Zahar Editores; 1979.

Schutz A. El problema de la realidad social. Escritos I. Buenos Aires: Amorrortu; 2003.

Camatta M, Schneider JF. O trabalho da equipe de um centro de atenção psicossocial na perspectiva da família. Rev Esc Enferm US, 2009; 43(2): 393-400.

Nasi C, Schneider JF. Social relationships in the quotidian of users of a psychosocial care center: a phenomenological study.Online Brazilian Journal of Nursing, North America, 9, apr. 2010. Available at: <http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2010.2745/620>. Date accessed: 01 Feb. 2012.

Schutz A. La construcción significativa del mundo social. Buenos Aires: Editorial Paidós; 1993.

Cavalheri SC, Merighi MAB, Jesus MCP. A constituição dos modos de perceber a loucura por alunos e egressos do Curso de Graduação em Enfermagem: um estudo com o enfoque da Fenomenologia Social. Rev Bras Enferm, Brasília 2007 jan-fev; 60 (1):9-14.

Cavalheri SC. Transformações do modelo assistencial em saúde mental e seu impacto na família. Rev Bras Enferm, Brasília, 2010 jan-fev; 63(1): 51-7.

Autorizações concedidas para o armazenamento e acesso dos artigos do OBJN podem ser consultadas nos serviços de informações Diadorim ou Miguilim.