O enfermeiro diante do diagnóstico de abuso sexual infantil
HTML (English)

Palavras-chave

Sexual abuse
Nursing Diagnosis
Pediatric Nursing. Abuso sexual
Diagnóstico de enfermagem
Enfermagem Pediátrica.

PlumX Metrics

Resumo

O artigo discute o diagnóstico de enfermagem frente à criança vítima de abuso sexual, considerando a magnitude do problema e o impacto na saúde e desenvolvimento psicossexual da criança. O objetivo deste estudo é refletir sobre o papel do enfermeiro frente ao diagnóstico de situações que propiciem o abuso sexual infantil. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo pautado no levantamento bibliográfico sobre a participação do enfermeiro no diagnóstico de abuso sexual. Sensibilizar o enfermeiro acerca de sua responsabilidade na detecção de aspectos determinantes relacionados a essa questão, atentando para o contexto social, econômico e cultural das famílias das crianças é fundamental. O resultado indica a necessidade de uma assistência de enfermagem eficiente e de qualidade capaz de identificar e reconhecer indicadores psicossociais e sintomas clínicos de forma a contribuir para o diagnóstico de abuso sexual, tendo como foco a proteção da criança e a redução de danos.
https://doi.org/10.5935/1676-4285.20081261
HTML (English)

Referências

Deslandes SF. Prevenir a violência: um desafio para profissionais de saúde. Rio de Janeiro: FIOCRUZ/ ENSP/CLAVES, 1994.

Souza CM, Adesse L. Violência sexual no Brasil: perspectivas e desafios. Brasília: Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, 2005.

Cunha J M da. Atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica: impasses e desafios. (dissertação). Rio de Janeiro: IFF/FIOCRUZ 1998.

Araújo, MF. Violência e abuso sexual na família. Psicol. Estud. [Online] 2002; 7(2). [acessado em 2007 Maio 13].Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722002000200002&lng=pt&nrm=iso

Bombeiros Emergência: vidas alheias e riquezas salvar. [site da internet].2005 [Acesso em 03/10/2005]. Disponível em: http://www.bombeirosemergencia.com.br/abusocriança.

Abuso sexual contra crianças e adolescentes/ABRAPIA [revisão e atualização Lauro Monteiro Filho], 3a.ed- Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Autores & Agentes & Associados, 2002.

Algeri S, Souza LM de. Intrafamiliar violence against the child: a reflexive analysis. Online Braz. J. Nurs. [Online] 2005; 4(3). [acessado em 2007 Maio 12] Disponível em: http://www.uff.br/objnursing/index.php/nursing/article/view/40/16

Ministério da Saúde (Br). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.

Einstein E. Quebrando o silêncio sobre abuso sexual. In: FREIRE, ZV. Abusos e proteção de crianças e adolescentes. Rio de Janeiro: CEIIAS/ISPCAN, 2006.p.7-10.

Childers K . Problemas de saúde para bebês e crianças na pré-escola. In: WONG,D. Fundamentos de Enfermagem Pediátrica. Orgs. Marilyn J. Hockenberry e Wilson Winkelstein. Tradução de Danielle Corbet et al. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

Whaley L, Wong D. Enfermagem pediátrica: elementos essenciais à intervenção efetiva. 2aed. Tradução de Hildegar Thie Mann Buckey. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,1984.

Cunha JM; Assis SG; Pacheco STA. A enfermagem e a atenção à criança vítima de violência familiar. REBEn, 2000. 58(4). julho/agosto.

Souza ER, Minayo MCS, Njaine K, Cruz AJM, Silva HB e Santos FCL. Tendências de produção científica brasileira sobre violências e acidentes da década de 90. In: Minayo MCS, Souza E.R(org). Violência sob o olhar da saúde: a infrapolítica da intemporaneidade brasileira. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003, p. 49-81.