Repercussões da pandemia de Covid-19 na saúde universitária: um protocolo de revisão de escopo
PDF (English)
PDF
HTML (English)
HTML
EPUB (English)
EPUB
AUDIO (English)
AUDIO

Palavras-chave

Universities
Health Promotion
Covid-19 Universidades
Promoção da Saúde
Covid-19

PlumX Metrics

Resumo

Objetivo: Objetivamos delinear um protocolo de revisão de mapeamento das repercussões da pandemia de covid-19 na saúde de docentes e discentes universitários. Método: Protocolo de revisão de escopo conduzido de acordo com os métodos propostos pelo Instituto Joanna Briggs. Definimos a questão de revisão baseada no mnemônico PCC (população, conceito, contexto), a citar: "Quais as repercussões da pandemia de covid-19 na saúde de docentes e discentes universitários?" Os critérios de elegibilidade estão associados às publicações disponíveis para consulta na íntegra, com abordagens metodológicas compreendidas entre: qualitativas, quantitativas, mistas, reflexões, editoriais, diretrizes, manuais, políticas publicadas entre 2020 e 2023. As buscas ocorrerão nas bases Embase, MEDLINE via PubMed, Web of Science, Scopus, Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e LILACS. Os dados serão apresentados de forma descritiva, por meio da utilização do fluxograma Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises para Revisões de Escopo (PRISMA-ScR) e, posteriormente, apresentados o quadro sinóptico.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20246729
PDF (English)
PDF
HTML (English)
HTML
EPUB (English)
EPUB
AUDIO (English)
AUDIO

Referências

Organização Pan-americana de Saúde. Histórico da pandemia de COVID-19 - OPAS/OMS [Internet]. 2022 [citado 16 out 2023]. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19

Pietrabissa G, Simpson SG. Psychological Consequences of Social Isolation During COVID-19 Outbreak. Front Psychol. 2020;11. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.02201

Fuchs K. The Difference Between Emergency Remote Teaching and e-Learning. Front Educ (Lausanne). 2022;7. https://doi.org/10.3389/feduc.2022.921332

Trust T, Whalen J. Should Teachers be Trained in Emergency Remote Teaching? Lessons Learned from the COVID-19 Pandemic. J Digit Learn Teach Educ. [Internet]. 2020; 28(2) [citado 16 out 2023]. Disponível em: https://www.learntechlib.org/primary/p/215995/

Malta DC, Szwarcwald CL, Barros MB de A, Gomes CS, Machado ÍE, Souza Júnior PRB de, et al. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, 2020. Epidemiol Serv Saúde (Online). 2020;29(4):e2020407. https://doi.org/10.1590/S1679-49742020000400026

Engzell P, Frey A, Verhagen MD. Learning loss due to school closures during the COVID-19 pandemic. Proc Natl Acad Sci U S A. 2021;118(17). https://doi.org/10.1073/pnas.2022376118

Gundim VA, Encarnação JP da, Santos FC, Santos JE dos, Vasconcellos EA, Souza RC de. Saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de Covid-19. Rev baiana enferm. 2020;35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.37293

Charbonnier E, Vigouroux S Le, Goncalves A. Psychological vulnerability of french university students during the covid-19 pandemic: A four-wave longitudinal survey. Int J Environ Res Public Health. 2021;18(18). https://doi.org/10.3390/ijerph18189699

Jones SE, Ethier KA, Hertz M, DeGue S, Le VD, Thornton J, et al. Mental Health, Suicidality, and Connectedness Among High School Students During the COVID-19 Pandemic - Adolescent Behaviors and Experiences Survey, United States, January-June 2021. MMWR Suppl. 2022;71(3):16–21. http://dx.doi.org/10.15585/mmwr.su7103a3

Teixeira T da SC, Marqueze EC, Moreno CR de C. Academic productivism: when job demand exceeds working time. Rev Saude Publica. 2020;54:1–11. https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2020054002288

Kita Y, Yasuda S, Gherghel C. Online education and the mental health of faculty during the COVID-19 pandemic in Japan. Sci Rep. 2022;12(1). https://doi.org/10.1038/s41598-022-12841-x

Santiago ISD, Santos EP dos, Silva JA da, Sousa Cavalcante Y de, Gonçalves Júnior J, Souza Costa AR de, et al. The Impact of the COVID-19 Pandemic on the Mental Health of Teachers and Its Possible Risk Factors: A Systematic Review. Int J Environ Res Public Health. 2023;20(3). https://doi.org/10.3390/ijerph20031747

Peters MD, Marnie C, Tricco AC, Pollock D, Munn Z, Alexander L, et al. Updated methodological guidance for the conduct of scoping reviews. JBI Evid Synth. 2020;18(10):2119-26. https://doi.org/10.11124/jbies-20-00167

Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O'Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Ann Intern Med. 2018;169(7):467. https://doi.org/10.7326/m18-0850

Organização Mundial da Saúde. OMS declara fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional referente à COVID-19 [Internet]. 2023 [citado 16 out 2023]. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/5-5-2023-oms-declara-fim-da-emergencia-saude-publica-importancia-internacional-referente

Valizadeh A, Moassefi M, Nakhostin-Ansari A, Hosseini Asl SH, Saghab Torbati M, Aghajani R, et al. Abstract screening using the automated tool Rayyan: results of effectiveness in three diagnostic test accuracy systematic reviews. BMC Med Res Methodol. 2022;22(1):160. https://doi.org/10.1186%2Fs12874-022-01631-8

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Array