Resumo
Objetivo: Identificar as evidências científicas para a aplicação do World Café em disciplinas de saúde e pesquisas. Método: Registrado na Open Science Framework/OSF (https://doi.org/10.17605/OSF.IO/TM7QR), o método seguirá as etapas propostas no Manual de Revisão da JBI: identificação da questão de pesquisa; identificação dos estudos relevantes; seleção dos estudos; análise dos dados; agrupamento, síntese e apresentação dos dados. A estratégia de busca foi elaborada em consulta aos descritores DeCS/MeSH e linguagem natural das bases de dados consultadas (Web of Science, Medline Pubmed, CINAHL e Biblioteca Virtual de Saúde). Os critérios de inclusão são: artigos disponíveis na íntegra nos idiomas português, inglês ou espanhol que utilizaram a metodologia do World Café. Editoriais, cartas, resumos de congressos, notas ou resenhas serão excluídas. Resultados esperados: Espera-se sistematizar e apoiar o conhecimento sobre o uso do World Café nas intervenções de saúde e em pesquisas científicas, contribuindo para advogar pelo uso desta metodologia dialógica e qualitativa, na cocriação de conhecimento científico.
Referências
Macedo KD da S, Acosta BS, Silva EB da, Souza NS de, Beck CLC, Silva KKD da. Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. EscAnnaNery [Internet]. 2 de julho de 2018 [citado 11 de abril de 2023];22:e20170435. Disponível em: http://www.scielo.br/j/ean/a/XkVvYBMtbgRMLxQvkQGqQ7z/?lang=pt&format=html
Marcondes Bussolotti J, Aranha de Souza M, Mara Próspero da Cunha V. O WORLD CAFÉ COMO UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM ATIVA. CIETEn PEDAn CIETEnPED2018 – Educ E Tecnol Mater Didáticos E Mediaç Tecnológica [Internet]. 29 de maio de 2018; Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/850
Schiele H, Krummaker S, Hoffmann P, Kowalski R. The “research world café” as method of scientific enquiry: Combining rigor with relevance and speed. J Bus Res [Internet]. 1o de fevereiro de 2022;140:280–96. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S014829632100802X
Brown J, Isaacs D. Das World Café. 2009.
The World Café Community Foundation. About Us [Internet]. The World Cafe. 2015 [citado 19 de junho de 2023]. Disponível em: https://theworldcafe.com/about-us/
Machado MPM, Passos MFD. O uso do world café como método de pesquisa junto às equipes de saúde. Rev Bras Em Promocao Saude Internet. 2018;31(suplemento):1–10.
Cordeiro L, Soares CB. Revisão de escopo: potencialidades para a síntese de metodologias utilizadas em pesquisa primária qualitativa. BIS BolInst Saúde. 2019;20(2):37–43.
Brun CN, Zuge SS. Revisão sistemática da literatura: desenvolvimento e contribuição para uma prática baseada em evidências na enfermagem. MetodolPesqui Para Enferm E Saúde Porto Alegre Moriá. 2015;77–98.
Arksey H, O’Malley L. Scoping studies: towards a methodological framework. Int J Soc Res Methodol [Internet]. 1o de fevereiro de 2005;8(1):19–32. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1364557032000119616
Moraes ÉB de. Protocolos de Revisão. Online Braz J Nurs [Internet]. 24 de novembro de 2022 [citado 24 de fevereiro de 2024];21(Suppl 1). Disponível em: https://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/6585
Peters MD, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil H. Chapter 11: scoping reviews. JBI Man Evid Synth. 2020;169(7):467–73.
Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD, et al. The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. Int J Surg [Internet]. 1o de abril de 2021 [citado 11 de abril de 2023];88:105906. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1743919121000406
Peters MD, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil H, et al. JBI manual for evidence synthesis. Aromataris E MZ Ed. 2020;
Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O’Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Ann Intern Med. 2018;169(7):467–73.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Array