Uso da prática baseada em evidências por docentes de enfermagem: estudo do tipo survey
HTML (English)
HTML
EPUB (English)
EPUB
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

Prática Clínica Baseada em Evidências
Enfermagem
Ensino Evidence-Based Clinical Practice
Nursing
Teaching

PlumX Metrics

Resumo

Objetivo: Identificar o uso da prática baseada em evidências (PBE) por docentes de enfermagem de Instituições de Ensino Superior no Brasil. Método: Estudo descritivo de abordagem quantitativa. A coleta de dados se deu por meio eletrônico utilizando instrumento “Evidence-Based Practice Questionnaire”, sendo enviado para a lista de contatos de docentes de instituições de graduação de enfermagem de diferentes estados brasileiros. Resultados: Participaram do estudo 117 docentes de 17 estados do Brasil, com taxa de resposta de 21,3%. Dos 86,3% dos respondentes informaram abordar a PBE no ensino de enfermagem, atuaram como enfermeiro previamente (91,4%) e possuem como nível máximo de escolaridade o doutorado (57,2%). Nos domínios atitudes, conhecimento e habilidade sobre a PBE obteve-se escore elevado acima de 80%. Conclusão: os participantes abordam a PBE no ensino em que atuam; apresentam atitudes positivas e conhecimento relacionado à PBE de acordo com os escores utilizados. 

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20246701
HTML (English)
HTML
EPUB (English)
EPUB
PDF (English)
PDF

Referências

Degu AB, Yilma TM, Beshir MA, Inthiran A. Evidence-based practice and its associated factors among point-of-care nurses working at the teaching and specialized hospitals of Northwest Ethiopia: A concurrent study. PLoS One. 2022;5;17(5):e0267347. doi: 10.1371/journal.pone.0267347.

Lehane E, Leahy-Warren P, O'Riordan C, Savage E, Drennan J, O'Tuathaigh C, O'Connor M, Corrigan M, Burke F, Hayes M, Lynch H, Sahm L, Heffernan E, O'Keeffe E, Blake C, Horgan F, Hegarty J. Evidence-based practice education for healthcare professions: an expert view. BMJ Evid Based Med. 2019;24(3):103-108. doi: 10.1136/bmjebm-2018-111019.

Sackett, David L et al. Evidence based medicine:what it is and what it isn't. British Medical Journal, [S.l.], v.312, p.71-72, jan. 1996.

Jordan Z, Lockwood C, Munn Z, Aromataris E. The updated Joanna Briggs Institute Model of Evidence-Based Healthcare. Int J Evid Based Healthc. 2019 Mar;17(1):58-71. doi: 10.1097/XEB.0000000000000155.

Saunders H, Vehviläinen-Julkunen K. Nurses' Evidence-Based Practice Beliefs and the Role of Evidence-Based Practice Mentors at University Hospitals in Finland. Worldviews Evid Based Nurs. 2017 Feb;14(1):35-45. doi: 10.1111/wvn.12189.

Camargo FC, Iwamoto HH, Monteiro DAT, Goulart MB, Garcia LAA, Augusto ALDS, et al. Techniques undertaken to disseminate the evidence-based practice among hospital nurses. Rev Min Enferm [Internet]. 2017; 21:e-1003. Available from: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/1139.

Camargo FC, Iwamoto HH, Monteiro DAT, Goulart MB, Garcia LAA, Augusto ALDS, et al. Apprehensions of nurse managers on evidence-based practice Inquietudes de enfermeros gerentes sobre la práctica basada en evidencias. Rev Esc Anna Nery 2018;22(1):e20170109.

Ruzafa-Martinez M, Lopez-Iborra L, Moreno-Casbas T, Madrigal-Torres M. Development and validation of the competence in evidence based practice questionnaire (EBP-COQ) among nursing students. BMC Med Educ. [online]. 2013

Iradukunda F, Mayers PM. Rwandan nursing students' knowledge, attitudes and application of evidence-based practice. Curationis. 2020 Jan 28;43(1):e1-e7. doi: 10.4102/curationis.v43i1.2005.

Alves de Araújo Püschel V. ¿Como formar o enfermeiro para a prática baseada em evidências? Rev. iberoam. Educ. investi. Enferm. 2018; 8(2):4-6.

Mackey A, Bassendowski S. The History of Evidence-Based Practice in Nursing Education and Practice. J Prof Nurs. 2017; 33(1):51-55. doi: 10.1016/j.profnurs.2016.05.009.

Rospendowiski K, Alexandre NMC, Cornelio ME. Adaptação cultural ao Brasil e desempenho psicométrico do “Questionário de Práticas Baseadas em Evidências”. Acta paulista de enfermagem. Acta Paul Enferm. 2014; 27(5): 405-411. Doi:10.1590/1982-0194201400068

von Elm E, Altman DG, Egger M, Pocock SJ, Gotzsche PC, Vandenbroucke JP. The Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE) Statement: guidelines for reporting observational studies.J Clin Epidemiol. 2008 Apr; 61(4): 344-9. doi: 10.1016/j.jclinepi.2007.11.008.

MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2002, 282 p.

Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 466/12. Trata de pesquisas em seres humanos e atualiza a resolução 196. [Internet]. Diário Oficial da União. 12 dez. 2012 Disponível: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/ Reso466.pd

Ponto J. Understanding and Evaluating Survey Research. J Adv Pract Oncol. 2015;6(2):168‐171.

Ferraz L, Schneider LR, Pereira RPG, Pereira AMRC. Ensino e aprendizagem da prática baseada em evidências nos cursos de Enfermagem e Medicina. Rev. bras. Estud. pedagog.2020;101(257):237-249.

McCurry MK, Martins DC. Teaching undergraduate nursing research: a comparison of traditional and innovative approaches for success with millennial learners. J Nurs Educ. 2010 May;49(5):276-9. doi: 10.3928/01484834-20091217-02.

Galvão M, Ricarte I. Revisão Sistemática da Literatura: Conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação. 2019; 6(1),57-73. doi: 10.21728/logeion.2019

Orta R, Messmer PR, Valdes GR, Turkel M, Fields SD, Wei CC. Knowledge and Competency of Nursing Faculty Regarding Evidence-Based Practice. J Contin Educ Nurs. 2016; 1;47(9):409-19. doi: 10.3928/00220124-20160817-08.

Camargo FC, Iwamoto HH, Galvão CM, Pereira GA, Andrade RB, Masso GC. Competences and Barriers for the Evidence-Based Practice in Nursing: An Integrative Review. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018;71(4):2030-8. doi: 10.1590/0034-7167-2016-0617.

Pérez-Campos MA, Sánchez-García I, Pancorbo-Hidalgo PL. Knowledge, Attitude and Use of Evidence-Based Practice among nurses active on the Internet. Invest Educ Enferm. 2014; 32(3): 451-460.

Camargo FC, Iwamoto HH, Monteiro DAT, et al. Avaliação de intervenção para difusão da enfermagem baseada em evidências em hospital de ensino. Rev. Gaúcha Enferm. [internet]. 2016; 37(esp):e68962:1-9. doi: 10.1590/1983-1447.2016.esp.68962.

Schneider LR, Pereira RPG, Ferraz L. Pratica baseada em evidências e a analise sociocultural na atenção primária. Physis: revista de saúde coletiva. 2020; 30(02):e300232. doi: 10.1590/S0103-73312020300232

Kim JS, Gu MO & Chang H. Effects of an evidence-based practice education program using multifaceted interventions: a quasi-experimental study with undergraduate nursing students. BMC Med Educ. 2019; 19(71). doi: 10.1186/s12909-019-1501-6.

Eizenberg MM. Implementation of evidence-based nursing practice: nurse´s personal anr professional factors? J Adv Nurs. 2011; 67(1):33-42.

Pitsillidou M, Roupa Z, Farmakas A, Noula M. Factors Affecting the Application and Implementation of Evidence-based Practice in Nursing. Acta Inform Med. 2021 Dec;29(4):281-287. doi: 10.5455/aim.2021.29.281-287.

Mineiro M. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 1, n. 2, p. 284-306, out./dez., 2020. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/reed. ISSN: 2675-6889.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Array