Resumo
Objetivo: identificar os vídeos do YouTube sobre o Processo de Enfermagem como temática de ensino no contexto nacional. Método: Estudo descritivo-exploratório, quanti-qualitativo, realizado com vídeos do YouTube em novembro de 2019, no qual identificou-se, principalmente, a data da postagem e total de visualizações, autor, categoria do vídeo, participante e conteúdo. Resultados: dos 23 vídeos da amostra final, identificou-se vídeos no período de 2016 a 2019, com predomínio do ano de 2018 (10; 43,9%), profissionais de enfermagem (17; 65,3%) como participante, e a definição de Processo de Enfermagem (12, 27,2%) como conteúdo abordado. Discussão: a facilidade de acesso, a existência de sites de compartilhamento de vídeos, a importância do Processo de Enfermagem e o desenvolvimento de parcerias entre organizações de ensino e de saúde potencializam a construção de ferramentas audiovisuais. Conclusão: os vídeos explanam o conceito do Processo de Enfermagem e suas etapas e apresentam o conteúdo mediante uma exposição dialogada
Referências
Marchiori GRS, Alves VH, Rodrigues DP, Santos MV, Branco MBLR, Gabriel AD. Knowledge regarding the nursing process in the human milk bank. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2018 [cited 2020 nov 28]; 27(2):e0390016. Available from: https://doi.org/10.1590/0104-070720180000390016
Tannure MC, Lima APS, Oliveira CR, Lima SV, Chianca TCM. Processo de Enfermagem: comparação do registro manual versus eletrônico. J. Health Inform [Internet]. 2015 [cited 2020 nov 28]; 7(3):69-74. Available from: http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/337/235
Agyeman-Yeboah J, Korsah KA, Okrah J. Factors that influence the clinical utilization of the nursing process at a hospital in Accra, Ghana. BMC Nurs [Internet]. 2017 [cited 2020 nov 28]; 16(30):1-7. Available from: https://doi.org/10.1186/s12912-017-0228-0
Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN n. 358/2009. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências [Internet]. Brasília: COFEN; 2009 [cited 2020 nov 28]. Available from: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-3582009_4384.html
Silva IAS, Fernandes JD, Paiva MS, Silva FR, Silva LS. The teaching of the nursing process. Rev enferm UFPE online [Internet]. 2018 [cited 2020 nov 28]; 12(9):2470-8. Available from: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i9a235896p2470-2478-2018
Ramos LL, Pereira AC, Silva MAD. Vídeo como ferramenta de ensino em cursos de saúde. J. Health Inform [Internet]. 2019 [cited 2020 nov 28]; 11(2):35-9. Available from: http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/601/355
Chiavone FBT, Ferreira LL, Salvador PTCO, Martins CCF, Alves KYA, Santos VEP. Analysis of YouTube videos about urinary catheterization technique of male delay.Invest. educ. enferm [Internet]. 2016 [cited 2020 nov 28]; 34(1):171-9. Available from: https://doi.org/10.17533/udea.iee.v31n1a19
Salvador PTCO, Costa TD, Gomes ATL, Assis YMS Santos VEP. Patient safety: characterization of YouTube videos. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2017 [cited 2020 nov 28]; 38(1):e61713. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/1983- 1447.2017.01.61713
Haslam K, Doucette H, Hachey S, MacCallum T, Zwicker D, Smith-Brilliant M, et al. YouTube videos as health decision aids for the public: An integrative review. Can J Dent Hyg [Internet]. 2019 [cited 2020 nov 28]; 53(1):53-66. Available from: https://files.cdha.ca/profession/journal/2665.pdf
Mueller SM, Jungo P, Cajacob L, Schwegler S, Itin P, Brandt O. The Absence of Evidence is Evidence of Non-Sense: Cross-Sectional Study on the Quality of Psoriasis-Related Videos on YouTube and Their Reception by Health Seekers. J Med Internet Res [Internet]. 2019 [cited 2020 nov 28]; 21(1):e11935. Available from: http://dx.doi.org/10.2196/11935
Gonzalez-Estrada A, Cuervo-Pardo L, Ghosh B, Smith M, Pazheri F, Zell K, Wang XF, Lang DM. Popular on YouTube: a critical appraisal of the educational quality of information regarding asthma. Allergy Asthma Proc [Internet]. 2015 [cited 2020 nov 28]; 36(6):e121-6. Available from: http://dx.doi.org/10.2500/aap.2015.36.3890
Garg N, Venkatraman A, Pandey A, Kumar N. YouTube as a source of information on dialysis: a content analysis. Nephrology (Carlton) [Internet]. 2015 [cited 2020 nov 28]; 20(5):315-20. Available from: http://dx.doi.org/10.1111/nep.12397
Kuru T, Erken HY. Evaluation of the Quality and Reliability of YouTube Videos on Rotator Cuff Tears. Cureus [Internet]. 2020 [cited 2020 nov 28]; 12(2):e6852. Available from: http://dx.doi.org/10.7759/cureus.6852
Hulley SB, Cummings SR, Browner WS, Grady DG, Newman TB. Delineando a pesquisa clínica. 4ªEd. Porto Alegre: Artmed, 2015.
Pinto APCM, Dantas MSP, Salvador PTCO, Rodrigues CCFM, Santos VEP. Analysis of youtube videos addressing the indwelling urinary catheterization procedure in women. Cogitare Enferm [Internet]. 2015 [cited 2020 dec 05]; 20(2):274-80. Available from: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v20i2.39950
Boté JJ. Lack of standards in evaluating YouTube health vídeos. Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud [Internet]. 2019 [cited 2020 dec 05]; 30(2):e1357. Available from: http://www.rcics.sld.cu/index.php/acimed/article/view/1357/824
Jung HS, Vaz D, Benatti RMZ. As políticas públicas educacionais em tempos de educação 3.0: limites e possibilidades. Revista De Educação ANEC [Internet]. 2019 [cited 2020 dec 05]; 47(160):32-45. Available from: https://doi.org/10.22560/reanec.v47i160.236
Madathil KC, Rivera-Rodriguez AJ, Greenstein JS, Gramopadhye AK. Healthcare information on YouTube: a systematic review. Health Informatics Journal [Internet]. 2015 [cited 2020 dec 05]; 21(3):173-94. Available from: http://dx.doi.org/10.1177/1460458213512220
Dalmolin A, Girardon-Perlini NMO, Coppetti LC, Rossato GC, Gomes JS, Silva MEN. Educational video as a healthcare education resource for people with colostomy and their families. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2016 [cited 2020 dec 05]; 37(esp):e68373. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/1983- 1447.2016.esp.68373
Ogrinc G, Armstrong GE, Dolansky MA, Singh MK, Davies L. SQUIRE-EDU (Standards for QUality Improvement Reporting Excellence in Education): Publication Guidelines for Educational Improvement. Acad Med [Internet]. 2019 [cited 2020 dec 05]; 94(10):1461-70. Available from: http://dx.doi.org/10.1097/ACM.0000000000002750
Daun F, Gambardella AMD. Extensão universitária na graduação em nutrição: experiências de produção de vídeos educativos. Rev. Grad. USP [Internet]. 2016 [cited 2020 dec 05]; 1(1):101-6. Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v1i1p101-105
Santos JFE, Santos RM, Costa LMC, Almeida LMWS, Macêdo AC, Santos TCF. The importance of civilian nursing organizations: integrative literature review. Rev Bras Enferm [Internet]. 2016 [cited 2020 dec 05]; 69(3):572-80. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2016690326i
Ministério da Educação (BR). Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução n. 3, de 7 de novembro de 2001. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, [Internet] Brasília (DF); 07 Nov 2001[cited 2020 dec 05]. Available from: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/C ES03.pdf
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Array