Resumo
Objetivo: Avaliar as medidas de controle para infecção por Mycobacterium tuberculosis na perspectiva das dimensões estrutura e processo em um hospital universitário localizado no município de Natal, Rio Grande do Norte. Método: estudo de avaliação em saúde, normativo, quantitativo. A amostra será composta de 275 profissionais de enfermagem, sendo 93 enfermeiros e 182 técnicos. Será utilizado um questionário de 48 questões, com a utilização da escala de Likert, dividido em três seções: caracterização profissional, dimensão estrutura e dimensão processo. Os dados serão analisados por meio da estatística descritiva. Resultados esperados: contribuir com a identificação de indicadores que levem os profissionais a refletirem sobre as suas ações com vista a auxiliar a tomada de decisões.
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de recomendações para o controle da tuberculose no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde; 2019.
Marme GD. Barriers and facilitators to effective tuberculosis infection control practices in Madang Province, PNG - a qualitative study. Rural Remote Health [Internet]. 2018 [cited 2020 nov 9];18(3):4401. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30111158/
Brouselle A, Champagne F, Contandriopoulos A, Hartz Z. Avaliação: conceitos e métodos. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2016.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 Array