Atitudes face ao preservativo em ambiente académico: adaptação e validação de instrumento

Resumo

Objetivo: traduzir e adaptar para Português Europeu a escala Atitudes Face ao Uso de Preservativo. Método: Estudo metodológico desenvolvido através da tradução e adaptação cultural e ainda da comprovação das propriedades psicométricas. Amostra de conveniência. Participaram 237 estudantes de universidade portuguesa, com média de idades de 21.86 anos (DP=2.21). Realizou-se tradução e retro-tradução. Dados recolhidos no campus em ambiente de festa académica noturna. Os requisitos éticos foram cumpridos. Resultados: O instrumento traduzido é claro e compreensível. Observou-se a validade de conteúdo e facial, a validade de constructo e de critério. Testou-se a fiabilidade tendo correlações inter-item satisfatórias entre .071 e .647. As correlações item-total, variam entre .312 e .719 revelando homogeneidade do instrumento. Na consistência interna, o alfa de Cronbach foi de .880. Conclusão: a versão do instrumento, prova ser válida e confiável. As propriedades psicométricas suportam a validade original do constructo. Obteve-se versão que permite estudos multicêntricos na Lusofonia.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20206347
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB

Referências

WHO. Standards for Sexuality. Education in Europe. A Framework for Policy Makers, Educational and Health Authorities and Specialists. Cologne: World Health Organization.Federal Centre for Health Education; 2010.

WHO. Developing sexual health programmes. A framework for action. Geneva: World Health Organization; 2010.

Sousa CSPd, Castro RCMB, Pinheiro AKB, Moura ERF, Almeida PC, Aquino PdS. Cross-cultural adaptation and validation of the Condom Self-Efficacy Scale: application to Brazilian adolescents and young adults. Revista Latino-Americana De Enfermagem. 2018;25:e2991-e. doi: 10.1590/1518-8345.1062.2991. PubMed PMID: 29319748.

Cunha-Oliveira A, Cunha-Oliveira J, Pita J, Massano-Cardoso S. A aquisição do presrvativo e o seu (não) uso pelos estudantes universitarios. Revista Referência. 2009;II(11):7-22.

Gomes A, Nunes C. Comparative analysis between condom use clusters and risk behaviours among Portuguese university students. Saúde e Sociedade. 2015;24:350-60.

Pereira AL, Penna LH, Pires EC, Amado D, C. Sexual and birth control health practices among female undergraduates: a descriptive study. Online braz j nurs. 2014;13(1):25-35.

Prata N, Vahidnia F, Fraser A. Gender and Relationship Differences in Condom Use among 15-24-Year-Olds in Angola. International Family Planning Perspectives. 2005;31(4):192-9.

Capurchande R, Coene G, Schockaert I, Macia M, Meulemans H. “It is challenging… oh, nobody likes it!”: a qualitative study exploring Mozambican adolescents and young adults’ experiences with contraception. BMC Women's Health. 2016;16(1):48. doi: 10.1186/s12905-016-0326-2.

Gutierrez EB, Pinto VM, Basso CR, Spiassi AL, Lopes MEdBR, Barros CRdS. Fatores associados ao uso de preservativoem jovens - inquérito de base populacional. Revista Brasileira de Epidemiologia. 2019;22.

Couto PL, Paiva MS, Oliveira JF, Gomes AM, Rodrigues L, Teixeira MA. Dilemmas and challenges for HIV prevention in representations of young Catholics. Online Brazilian Journal of Nursing. 2018;17(1):97-107.

Ferreira AG, Pinheiro PN. Website for STD/HIV/AIDS Prevention for Catholic Teenagers: a Validation Study. Online braz j nurs. 2013:637-39.

Sousa VD, Rojjanasrirat W. Translation, adaptation and validation of instruments or scales for use in cross-cultural health care research: a clear and user-friendly guideline. J Eval Clin Pract. 2011;17(2):268-74. Epub 2010/09/30. doi: 10.1111/j.1365-2753.2010.01434.x. PubMed PMID: 20874835.

Borsa JC, Damásio BF, Bandeira DR. Adaptação e validação de instrumentos psicológicos entre culturas: algumas considerações. Paidéia (Ribeirão Preto). 2012;22:423-32.

DeHart DD, Birkimer JC. Trying to practice safer sex: Development of the sexual risks scale. The Journal of Sex Research. 1997;34(1):11-25. doi: 10.1080/00224499709551860.

Gakumo A, Enah C, Azuero A. A comparison of sexual health and sexual pressure among young African American and Caucasian women. Journal of Health Disparities Research and Practice. 2014;7(Sp2):107-17.

Marsiglia FF, Jacobs BL, Nieri T, Smith SJ, Salamone D, Booth J. Effects of an undergraduate HIV/AIDS course on students’ HIV risk. Journal of HIV/AIDS & social services. 2013;12(2):172-89. doi: 10.1080/15381501.2013.790750. PubMed PMID: PMC3775368.

Adebayo S, Olonisakin T. Influence of sex and gender-role on safe-sex behaviours. Global Science Research Journals. 2014;2(4):51-5.

Certain HE, Harahan BJ, Saewyc EM, Fleming MF. Condom Use in Heavy Drinking College Students: The Importance of Always Using Condoms. Journal of American college health : J of ACH. 2009;58(3):187-94. doi: 10.1080/07448480903295284. PubMed PMID: PMC2789340.

Carey MP, Schroder KE. Development and psychometric evaluation of the brief HIV Knowledge Questionnaire. AIDS Educ Prev. 2002;14(2):172-82. Epub 2002/05/10. PubMed PMID: 12000234; PubMed Central PMCID: PMCPMC2423729.

Anthoine E, Moret L, Regnault A, Sébille V, Hardouin J-B. Sample size used to validate a scale: a review of publications on newly-developed patient reported outcomes measures. Health and Quality of Life Outcomes. 2014;12:2. doi: 10.1186/s12955-014-0176-2. PubMed PMID: PMC4275948.

HIV Knowledge Questionnaire (HIV-KQ-18) [Internet]. Whitaker Institute for Innovation and Societal Change,. 2018. Available from: http://sci-hub.tw/10.13072/midss.232.

Moreira J. Questionarios: Teoria e Pratica. Porto: Almedina; 2016.

Pasquali L. Psicometria. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2009;43:992-9.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Array