Interface entre saneamento ambiental e saúde: estudo participante com estudantes de enfermagem
HTML
HTML (English)
HTML (Español (España))
EPUB (Español (España))
EPUB (English)
EPUB
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF

Arquivos suplementares

Figura 1
Figura 2

Palavras-chave

Students
Nursing
Sanitation
Environmental Health. Estudiantes de Enfermería
Saneamiento
Salud Ambiental. Estudantes de Enfermagem
Saneamento
Saúde Ambiental

PlumX Metrics

Resumo

Objetivo: descrever a percepção de graduandos de enfermagem sobre a interface do saneamento ambiental com a saúde humana. Método: Empregou-se o estudo participante, o World Café e a análise temática de conteúdo. Participaram 23 graduandos de enfermagem da Universidade Federal Fluminense, campus Rio das Ostras, no período de agosto de 2017 a maio de 2018. Resultados: A percepção limitada dos participantes sobre as dimensões físicas, biológicas, toxicológicas, sociais e políticas que envolvem a relação saneamento-saúde revela uma formação dedicada ainda ao modelo biomédico e despolitizada das questões socioambientais que repercutem na saúde. Conclusão: Constatou-se a importância da educação ambiental centrada nos estudantes e em metodologias ativas de aprendizagem, com vistas ao pensamento crítico e à formação de competências dos futuros enfermeiros para a realização de ações que reduzam as condições de riscos à saúde relacionadas ao saneamento ambiental.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20196328
HTML
HTML (English)
HTML (Español (España))
EPUB (Español (España))
EPUB (English)
EPUB
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF

Referências

Neves-Silva P, Heller L. The right to water and sanitation as a tool for health promotion of vulnerable groups. Ciênc saúde coletiva [Internet]. 2016 June [cited 2019 Mar 12] ; 21( 6 ): 1861-1870. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016000601861&lng=en. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015216.03422016.

Moniz MA, Saboia VM, Daher DV, Pereira RL. Práticas comunicativas socioambientais: inovação e potencialidades no uso de tecnologias educacionais na formação do enfermeiro. Niterói: Eduff; 2017.

Romão LMV, Maia ER, Albuquerque GA. Riscos ambientais: percepção dos enfermeiros da estratégia saúde da família em áreas adscritas. Rev Enferm UERJ [Internet]. 2014 Mar [cited 2019 Apr 10]; 22(2): 264-70. Available from: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/13669/10459

Souza CL, Andrade CS, Silva ES. Discussion of the environment in undergraduate nursing training. Rev Enferm UERJ [Internet]. 2017 Apr [cited 2019 Apr 10]; 25 Supl 1: S1-6. Available from: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/16574. doi:https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.16574.

Sayan B, Kaya H. Assessment of the environmental risk perceptions and environmental attitudes of nursing students. Contemporary Nurse [Internet]. 2016 Jan [cited 2019 Apr 10]; 52 (6): 771-781. Available from: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10376178.2016.1254051?journalCode=rcnj20. doi: 10.1080/10376178.2016.1254051

Moniz MA, Dias RM, Pereira JM. Impactos psicossociais do contexto de construção do complexo petroquímico do Rio de Janeiro. Trab Educ Saúde [Internet]. 2017 [cited 2019 Jul 9]; 15(2):439-451. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462017000200439.

Biondo PD, King S, Minhas B, Fassbender K, Simon J E. How to increase public participation in advance care planning: findings from a World Café to elicit community group perspectives. BMC Public Health [Internet]. 2019 [cited 2019 Mar 5]; 19, 679. Available from: https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12889-019-7034-4#citeas. doi:10.1186/s12889-019-7034-4

Santos GS, Queiroz ABA, Pereira CSF, Rosa AMMTF, Silveira LMC. Group practices for teaching the state of the art with multiprofessional residents in health. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2019 [cited 2019 Mar 5]; 40: e20180210. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472019000100800&lng=en. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20180210.

Moniz Marcela de Abreu, Sabóia Vera Maria, Carmo Cleber Nascimento do, Hacon Sandra de Souza. Diagnóstico participativo socioambiental e de riscos à saúde das comunidades do entorno do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, Brasil. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2017 Nov [cited 2019 Jan 11] ; 22( 11 ): 3793-3806. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232017021103793&lng=en. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320172211.23852015.

Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2016.

Souza CMN, Heller L. Social control in the sectors of sanitation and health: a comparative analysis based on the Brazilian legal framework. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2019 Jan [cited 2019 Sep 17] ; 24( 1 ): 285-294. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232019000100285&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018241.35012016.

Stedile NLR, Guimarães MCS, Ferla AA, Freire RC. Contributions of national health conferences to the definition of public environmental and health information policy. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2015 Oct [cited 2019 Feb 25] ; 20( 10 ): 2957-2971. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015001002957&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320152010.15142014.

Anåker A, Elf M. Sustainability in nursing: a concept analysis. Scand J Caring Sci [Internet]. 2014 [cited 2019 Jul 04]; 28(2):381–389. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4244179/ Http://dx.doi.org/ 10.1111/scs.12121

Mendes IAC, Ventura CAA, Fumincelli L, Souza-Junior VD, Godoy S. Nursing and Global Health: social determinants of health in the training of nurses. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018 [cited 2019 Jul 17] ; 71( Suppl 4 ): 1700-1705. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018001001700&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0631.

Lopez-Medina IM, Álvarez-Nieto C, Grose J, Elsbernd A, Huss N, Huynen M, Richardson J. Competencies on environmental health and pedagogical approaches in the nursing curriculum: A systematic review of the literature. Nurse Educ Pract [Internet]. 2019 [cited 2019 Jul 17]; 37: 1-8. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/31002889. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2019.04.004

Barrocas PRG, Moraes FFM, Sousa ACA. Is sanitation essential to human health? The sanitation issue in the public health field. Is sanitation essential to human health? The sanitation issue in the public health field. Hist. cienc. saude-Manguinhos [Internet]. 2019 Mar [cited 2019 Nov 17] ; 26( 1 ): 33-51. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702019000100033&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702019000100003.

Philippi Júnior A, Malheiros TF. Saneamento e saúde pública: integrando homem e ambiente. In: Saneamento, saúde e ambiente: fundamentos para um desenvolvimento sustentável. Barueri: Manole; 2018.

Moniz MA, Pereira JM, Marques TS. An evaluation of the use of educational technology, the “health-environment integrated panel” in nursing education: a descriptive study. Online Braz J Nurs [Internet]. 2017 [cited 2019 Mar 05]; 15 (1):465-470. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/5421. doi:https://doi.org/10.17665/1676-4285.20165421.

Ribeiro CRB, Saboia VM, Moniz MA, Koopmans FF, Ramos LGA, Daher DV. Action-Research and nursing in environmental education: methodological reflection. Index Enferm [Internet]. 2018 Sep [cited 2019 Sep 18] ; 27( 3 ): 147-151. Available from: http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1132-12962018000200009&lng=es.

Nalom DMF, Ghezzi JFSA, Higa EFR, Peres CRFB, Marin MJS. Health education: learning from professional practice. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2019 May [cited 2019 Sep 18] ; 24( 5 ): 1699-1708. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232019000501699&lng=en. Epub May 30, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018245.04412019.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Array