Resumo
Objetivo: Analisar temáticas e vertentes pedagógicas orientadoras de práticas educativas em saúde realizadas por professores com alunos do sexto ano de uma Escola Municipal. Método: Pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, baseada na metodologia participativa, do tipo estudo de caso. A produção de dados ocorreu em uma escola municipal por meio da estratégia Mapa Falante onde participaram 12 professores. Os dados foram analisados pela técnica da Análise de Conteúdo Temática. Resultados: Originaram-se duas categorias: A coexistência das tendências tradicional e progressista; e Meio ambiente, higiene e interface saúde-doença como temas centrais na prática docente. Discussão: A prática educativa em saúde ainda é desenvolvida isolada e incipientemente, existindo equívocos sobre a concepção de saúde, bem como o real significado do processo educativo e da literacia em saúde. Ficou evidenciado que há predominância do modelo tradicional de ensino nessa prática educativa.
Referências
Chidiebere ODI et al. The Status of School Health Services: A Comparative Study of Primary Schools in a Developing Country. American Journal of Public Health Research, vol. 4, no. 2: 42-46. 2016. [Cited 2019 Apr 5]. Available from: http://pubs.sciepub.com/ajphr/4/2/1.
Brasil. Lei 5.692, de 11 de Agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União. 11 Agosto 1971. [Cited 2019 Apr 10]. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5692.htm
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos. Brasília: MEC/SEF. 1997. [Cited 2019 Jun 17]. Available from: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf.
Marinho JCB, Silva J, Ferreira M. A educação em saúde como proposta transversal: analisando os Parâmetros Curriculares Nacionais e algumas concepções docentes. História, Ciências, Saúde v.20, n.2, abr.-jun. 2015, p.653-673 [Cited 2019 Fev 25]. Available from: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v22n2/0104-5970-hcsm-2014005000025.pdf
Pereira MDM, Pestana T, Maria E, Vaz C, Collet N. Conceptions and Practices of Professional Family Health Strategy for Health Education. Ciênc Saúde Colet [Internet]. 2014 [cited 2019 Sep 13]; 23(1):167-75. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v23n1/0104-0707-tce-23-01-00167.pdf
Souza, N. P. et al. O Programa Saúde na Escola e as Ações de alimentação e nutrição: Uma análise exploratória. Rev. APS. v. 18, n. 3, p. 360-367, jul./set. 2015.
Leite CT, Vieire RP, Machado CA, Quirino GS. Prática de educação em saúde percebida por escolares. Cogitare Enferm [internet] 19(1):13-19, 2014. [Cited 2019 Fev 12]Available from: http://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/35925/22157.pdf
Brasil. Ministério da Saúde e Ministério da Educação (BR). Portaria nº1.055, de 25 de abril de 2017. Redefine as regras e os critérios para adesão ao Programa Saúde na Escola - PSE [Internet]. Brasília (DF): Ministério da Saúde e Ministério da Educação, 2017. [Cited 2019 Jun 18] Available from: file:///C:/Users/crystiane.chagas/Downloads/prt_pse_1055_25_04_2017-[462-080517-SES-MT].pdf
Luquez TMS, Saboia VMa. Practicas educativas en salud en la escuela: una revision integrativa. Cultura de los Cuidados (Edicion digital) 21,47. 2017. [Cited 2019 Jul 21] Available from: https://rua.ua.es/dspace/bitstream/10045/65756/1/CultCuid_47_15.pdf
Vendruscolo C, Prado ML, Kleba ME. Teaching-Service integration within the National Professional Health Education Reorientation Program. Ciência & Saúde Coletiva, 21(9):2949-2960, 2016. [Cited 2019 Jul 15] Available from: http://www.scielo.br/pdf/csc/v21n9/en_1413-8123-csc-21-09-2949.pdf
Silva AC, Santos EA, Oliveira ILS. Pensamento Freireano: bases para uma educação revolucionária. Macapá, v. 5, n. 2, p. 39-48, jul./dez. 2015. [Cited 2019 Jun 24] Available from: https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1450/izabelv5n2.pdf
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. São Paulo: Hucitec; 2014.
Ferreira AL; Pereira, MFW. O Mapa Falante como Instrumento do Processo Ensino-Aprendizado do Aluno de Medicina: Relato de Experiência. Revista de Pediatria SOPERJ - v. 14, no 1, p29-32, out 2013.
Chiarella T, Lima DB, Moura JC, Marques MCC, Marsiglial RMG. A Pedagogia de Paulo Freire e o Processo Ensino Aprendizagem na Educação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica. 2015 [Cited 2019 Jul 28] Available from: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v39n3/1981-5271-rbem-39-3-0418.pdf
Ribeiro MP. A contribuição da teoria de Paulo Freire para a docência. Revista Espaço acadêmico – n.181 – Junho 2016 [Cited 2019 Abr 20] Available from: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/30569
Gueterres EC, Rosa EO, Silveira A, Santos WM. Educación para la salud en el contexto escolar: estudio de revisión integradora. Enfermería Global. Nº 46. 2017. [Cited 2019 Agos 20]. Available from: https://revistas.um.es/eglobal/article/view/235801
Llorent-Bedmar V, Cobano-Delgado V. Health education training of university students of the early childhood education degree in Spain. Ciência & Saúde Coletiva, 24(8):3067-3078, 2019. [Cited 2019 Agos 27] Available from: https://www.scielosp.org/article/csc/2019.v24n8/3067-3078/en/
Souza CL, Andrade CS. Saúde, meio ambiente e território: uma discussão necessária na formação em saúde. Ciênc. saúde coletiva 19 (10), 2014. [Cited 2019 Jun 27] Available from: https://doi.org/10.1590/1413-812320141910.08992014
Couto AN, Kleinpaul WV, Borfe L, Vargas SC, Pohl HH, Krung SBF. O ambiente escolar e as ações de promoção da saúde. Cinergis. Santa Cruz do Sul, 2016. [Cited 2019 Jul 11] Available from: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8150
Moura IH, Silva AN, Anjos JS, Castro THU, Almeida PC, Silva ARV. Educational strategies with adolescents at risk from diabetes type 2: comparative study. Online braz j nurs [internet] 2015 Mar [cited year month day]; 14 (1):25-31. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/4585
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 Array