Efetividade da intervenção educativa na prevenção de lesão por pressão: estudo quase-experimental

Resumo

Objetivo: analisar a efetividade de uma intervenção educativa com profissionais de enfermagem de terapia intensiva, sobre o conhecimento das medidas preventivas para lesão por pressão. Método: estudo quase-experimental (antes-depois), com 145 profissionais de enfermagem. Será aplicado o Teste de Conhecimento sobre Lesão por Pressão e uma intervenção educativa pautada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Os dados serão analisados pelos testes estatísticos Qui-Quadrado, McNemar, Mann-Whitney e Binomial, considerando nível de significância de 5% e de confiança de 95%. Resultados esperados: a intervenção educativa aplicada aos profissionais de enfermagem no contexto da terapia intensiva sobre prevenção para lesão por pressão mostrará alterações significativas na mudança de conhecimento pós-aprendizagem.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20176109
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF

Referências

National Pressure Ulcer Advisory Panel. National Pressure Ulcer Advisory Panel announces a change in terminology from pressure ulcer to pressure injury and updates the stages of pressure injury [Internet]. Washington: NPUAP; 2016 [cited 2017 jun 29]. Available from: https://www.npuap.org/national-pressureulcer-advisory-panel-npuap-announces-achange-in-terminology-from-pressure-ulcer-topressure-injury-and-updates-the-stages-ofpressure-injury/

Albuquerque AM, Souza MA, Torres VSF, Porto VA, Soares MJGO, Torquato IMB. Assessment and prevention of pressure ulcer by nurses from intensive care: knowledge and practice. Rev enferm UFPE (Online) [internet]. 2014 Fev 29 [Cited 2017 Oct 23] 8(2):229-39. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/9666/9696

Pieper B, Mott M. Nurses' knowledge of pressure ulcer prevention, stating, and description. Adv Wound Care [Internet]. 1995 [cited 2016 Mar 26];8(3):34-48. Available from: http://europepmc.org/abstract/med/7795877