Resumo
Objetivo: analisar a efetividade de uma intervenção educativa com profissionais de enfermagem de terapia intensiva, sobre o conhecimento das medidas preventivas para lesão por pressão. Método: estudo quase-experimental (antes-depois), com 145 profissionais de enfermagem. Será aplicado o Teste de Conhecimento sobre Lesão por Pressão e uma intervenção educativa pautada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Os dados serão analisados pelos testes estatísticos Qui-Quadrado, McNemar, Mann-Whitney e Binomial, considerando nível de significância de 5% e de confiança de 95%. Resultados esperados: a intervenção educativa aplicada aos profissionais de enfermagem no contexto da terapia intensiva sobre prevenção para lesão por pressão mostrará alterações significativas na mudança de conhecimento pós-aprendizagem.
Referências
National Pressure Ulcer Advisory Panel. National Pressure Ulcer Advisory Panel announces a change in terminology from pressure ulcer to pressure injury and updates the stages of pressure injury [Internet]. Washington: NPUAP; 2016 [cited 2017 jun 29]. Available from: https://www.npuap.org/national-pressureulcer-advisory-panel-npuap-announces-achange-in-terminology-from-pressure-ulcer-topressure-injury-and-updates-the-stages-ofpressure-injury/
Albuquerque AM, Souza MA, Torres VSF, Porto VA, Soares MJGO, Torquato IMB. Assessment and prevention of pressure ulcer by nurses from intensive care: knowledge and practice. Rev enferm UFPE (Online) [internet]. 2014 Fev 29 [Cited 2017 Oct 23] 8(2):229-39. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/9666/9696
Pieper B, Mott M. Nurses' knowledge of pressure ulcer prevention, stating, and description. Adv Wound Care [Internet]. 1995 [cited 2016 Mar 26];8(3):34-48. Available from: http://europepmc.org/abstract/med/7795877