Grau da implantação do Programa de Controle da Tuberculose: estudo avaliativo
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF

Palavras-chave

Tuberculose
Avaliação em saúde
Atenção Primária à Saúde. Tuberculosis
Health Evaluation
Primary Health Care
Public Health Policy Tuberculosis
Evaluación en Salud
Atención Primaria de Salud
Políticas Públicas de Salud

PlumX Metrics

Resumo

Objetivo: avaliar o grau de implantação do Programa de Controle de Tuberculose na Atenção Primária à Saúde de uma capital do nordeste brasileiro. Método: estudo quantitativo, avaliativo, com ênfase no grau de implantação de programa. Participarão 96 enfermeiros de 48 unidades da Atenção Primária à Saúde do município de Natal/RN, conforme resultado de cálculo amostral utilizando a fórmula de Barbetta, considerando as 54 unidades existentes no município. Os dados serão coletados por meio de questionário estruturado em três seções: caracterização profissional, dimensão estrutura e dimensão processo. A análise se dará por estatística descritiva e os percentuais identificados permitirão classificar o grau de implantação em: não implantado (0% a 25%), implantação incipiente (26% a 50%), parcialmente implantado (51% a 75%) ou totalmente implantado (76% a 100%). Resultados esperados: fornecer aos gestores e profissionais dados que auxiliem na tomada de decisões que repercutam em melhorias para o Programa de Controle da Tuberculose.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20176064
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF

Referências

Petersen E, Maeurer M, Marais B, Migliori GB, Mwaba P, Ntoumi F, et al. World TB Day 2017: Advances, Challenges and Opportunities in the “End-TB” Era. Int J Infect Dis [Internet]. 2017 March [Cited 2017 Oct 31];56:1-5. Available from: http://www.ijidonline.com/article/S1201-9712(17)30059-0/pdf

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de recomendações para o controle da tuberculose no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde; 2011.

Vieira-da-Silva LM. Avaliação de políticas e programas de saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2014. 110 p.