Grau de implantação do Programa Saúde na Escola: estudo descritivo
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF

Palavras-chave

Saúde
Educação
Avaliação de Serviços de Saúde
Serviços de Saúde Escolar. Health
Education
Health Services Research
School Health Services Salud
Educación
IEvaluación de los Servicios de Salud
Servicios de Salud Escolar

PlumX Metrics

Resumo

Objetivo: analisar o grau de implantação do Programa Saúde na Escola em uma capital do nordeste brasileiro. Método: pesquisa quantitativa, descritiva, com foco no grau da implantação. A coleta de dados foi realizada entre os meses de maio e julho de 2017 mediante aplicação de questionário construído com base nas normatizações do programa. A partir de uma população de 228 profissionais, obteve-se uma amostra calculada de 144 participantes. Os dados serão analisados no SPSS 22.0 por meio de estatística descritiva e o grau de implantação seguirá as classificações: não implantado (de 0% a 25%), incipiente (de 26% a 50%), parcialmente implantado (de 51% a 75%) e implantado (de 76% a 100%). Resultados esperados: será descrita a situação de implantação do programa mediante a disponibilidade de informações sobre sua estrutura e processo que contribuam para a tomada de decisões pela gestão.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20176027
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF

Referências

Silva CS, Bodstein RCA. A theoretical framework on intersectoral practice in School Health Promotion. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2016 June [Cited 2017 Aug 06];21(6):1777-88. Available from: http://www.scielosp.org/pdf/csc/v21n6/en_1413-8123-csc-21-06-1777.pdf

Brasil. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Caderno do Gestor do PSE. Brasília: Ministério da Saúde; 2015.

Vieira-da-Silva LM. Avaliação de políticas e programas de saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2014. 110 p.