Resumo
Objetivo: analisar o grau de implantação do Programa Saúde na Escola em uma capital do nordeste brasileiro. Método: pesquisa quantitativa, descritiva, com foco no grau da implantação. A coleta de dados foi realizada entre os meses de maio e julho de 2017 mediante aplicação de questionário construído com base nas normatizações do programa. A partir de uma população de 228 profissionais, obteve-se uma amostra calculada de 144 participantes. Os dados serão analisados no SPSS 22.0 por meio de estatística descritiva e o grau de implantação seguirá as classificações: não implantado (de 0% a 25%), incipiente (de 26% a 50%), parcialmente implantado (de 51% a 75%) e implantado (de 76% a 100%). Resultados esperados: será descrita a situação de implantação do programa mediante a disponibilidade de informações sobre sua estrutura e processo que contribuam para a tomada de decisões pela gestão.
Referências
Silva CS, Bodstein RCA. A theoretical framework on intersectoral practice in School Health Promotion. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2016 June [Cited 2017 Aug 06];21(6):1777-88. Available from: http://www.scielosp.org/pdf/csc/v21n6/en_1413-8123-csc-21-06-1777.pdf
Brasil. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Caderno do Gestor do PSE. Brasília: Ministério da Saúde; 2015.
Vieira-da-Silva LM. Avaliação de políticas e programas de saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2014. 110 p.