Resumo
Objetivo: Validar o resultado de enfermagem Mobilidade apresentado pela Nursing Outcomes Classification (NOC) em pacientes idosos com Chikungunya. Método: Estudo metodológico, realizado em três etapas, desenvolvido em um centro de referência ao idoso no estado do Rio Grande do Norte. A primeira etapa consiste na adaptação de instrumento por revisão integrativa da literatura, a segunda etapa será uma validação semântica e a terceira etapa uma validação clínica do instrumento seguindo as recomendações da Psicometria. Para análise descritiva, serão calculadas as medidas do centro da distribuição e variabilidades. Será aplicado teste de Friedman para verificar divergência entre avaliadores, o coeficiente de correlação intraclasse para comparar a semelhança entre as avaliações dos enfermeiros e o coeficiente Alfa de Cronbach para verificar a consistência interna das duplas avaliadoras. Resultados esperados: Fornecer um instrumento adaptado, validado e direcionado aos pacientes idosos com mobilidade prejudicada em decorrência da Chikungunya.
Referências
Moorhead S, Johnson M, Mass ML. Nursing Outcomes Classification (NOC): measurement of health outcomes. 5th ed. St. Louis: Elsevier; 2016.
Schilte C, Staikowsky F, Couderc T, Madec Y, Carpentier F, Kassab S et al. Chikungunya virus-associated long-term arthralgia: a 36-month prospective longitudinal study. PLoS Negl Trop Dis. 2013;7(3):e2137.
Pasquali L. Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed, 2010. 559p.