Efeito de hipermídia educacional acerca da punção venosa periférica no conhecimento da enfermagem: estudo quase-experimental
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Palavras-chave

Nursing
Catheterization
Peripheral
Educational Technology
Internet Enfermería
Catetersimo Periferico
Tecnología Educacional
Internetl Enfermagem
Cateterismo periférico
Tecnologia educacional
Internet

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Resumo

Objetivo: avaliar o conhecimento da equipe de enfermagem de um hospital universitário antes e após o uso de uma hipermídia educacional acerca da punção venosa periférica. Método: estudo quase-experimental realizado com 57 profissionais da enfermagem de um hospital universitário no município de Fortaleza-Ceará. Foi realizada verificação do conhecimento prévio e do conhecimento adquirido após a utilização de hipermídia disponível na Plataforma Solar da Universidade Federal do Ceará. Para análise estatística utilizou-se o teste binomial e p<0,05. Resultado: os acertos possuíram significância estatística em todas as questões do pós-teste dos técnicos de enfermagem e em 46,6% das questões do pós-teste dos enfermeiros. Nas questões onde não houve diferença estatística, observou-se o aumento na quantidade de acertos. Conclusão: a efetividade da hipermídia para o ensino da equipe de enfermagem aponta que a mesma é um recurso que pode contribuir com a qualificação profissional acerca da punção venosa periférica.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20175890
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