Perspectivas de aprendizagem na consulta para clientes renais e cuidadores: estudo fenomenológico
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Palavras-chave

Enfermería de Consulta
Insuficiencia Renal Crónica
Educación en Salud
Investigación Cualitativa Office Nursing
Renal Insufficiency
Chronic
Health Education
Qualitative Research Enfermagem no consultório
Doença Renal Crônica
Educação em Saúde
Pesquisa Qualitativa.

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Resumo

OBJETIVO: Compreender as repercussões das ações educativas da consulta de enfermagem no mundo da vida de doentes renais crônicos e seus cuidadores MÉTODOS: Pesquisa qualitativa, com utilização do referencial da Fenomenologia Social. Foram realizadas entrevistas com questões abertas, com 24 participantes, sendo 12 doentes e seus 12 cuidadores, no ambulatório de hospital público no Rio de Janeiro, Brasil, em 2016. RESULTADOS: A análise dos depoimentos dos participantes permitiu a elaboração de duas categorias concretas do vivido referentes aos motivos “por que”: soma de aprendizagem vivida pelos doentes e quem cuida também aprende. CONCLUSÃO: A importância das perspectivas dos doentes renais crônicos e seus cuidadores para o delineamento de ações educativas se destaca na interação face a face, na abordagem compartilhada e na aproximação do enfermeiro.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20185865
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