Resumo
Objetivo: caracterizar a produção do conhecimento de enfermagem sobre residência multiprofissional e em área profissional da saúde. Método: Foi realizado um estudo bibliométrico a partir de resumos de artigos, teses e dissertações da área da enfermagem sobre a temática, entre 2005 e 2015. Resultados: 47% da produção sobre o tema é proveniente de artigos; 76% dos estudos estão concentrados nas regiões Sul e Sudeste, com maior produtividade entre 2009 e 2015; 75% dos estudos têm como temática a formação profissional para o SUS. Discussão: A produção está vinculada à pós-graduação stricto sensu e reflete o desequilíbrio distributivo desta, que se concentra onde a capacidade instalada de recursos é maior. A necessidade de um novo perfil profissional para o SUS também contribuiu para o aumento das discussões sobre o tema. Conclusão: A residência é um tema de relevância para a produção cientifica.Referências
Backes VMS, Prado ML, Lino MM, Ferraz F, Canever BP, Gomes DC, Martini JG. Teses e dissertações de enfermeiros sobre educação em enfermagem e saúde: um estudo bibliométrico. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2013 Apr 3 [Citad 2016 July 5] 66(2): 251-256. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000200015&lng=en. Doi:http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672013000200015
Costa R, Borenstein MS, Padilha MI. History of Nursing and Health Knowledge Study Group: production of knowledge in the graduate program. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2013 Jan/Mar. [cited 2016 July 5] 22(1): 71-8. Available from:http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71425827003. Doi:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072013000100009
Scochi CGS, Gelbcke FL, Ferreira MA, Lima MADS, Padilha KG, Padovani NA, Munari, DB. Nursing Doctorates in Brazil: research formation and theses production. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2015 May/June [cited 2016 July 5] 23(3): 387-394. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300387&lng=en. Doi:http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.0590.2564
Brasil. Ministério da Saúde. Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde. 2008. Available from: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/agenda_nacional_prioridades_2ed_3imp.pdf> [cited 2016 July 5]
Silva RMO, Cordeiro ALAO, Fernandes JD, Silva LS, Teixeira GAS. Contribution of a residency specialization program to professional know-how Acta paul. enferm. [Internet]. 2014 Aug [cited 2016 July 05]; 27(4): 362-366. Available from:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002014000400012&lng=en. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400060
Olson-Sitki K, Wendler MC, Forbes G. Evaluating the impact of a nurse residency program for newly graduated registered nurses. J Nurses Staff Dev. [Internet]. 2012 jul [cited 2016 July 05]; 28(4): 156-62.
Goode CJ, Lynn MR, McElroy D, Bednash GD, Murray B. Lessons learned from 10 years of research on a post-baccalaureate nurse residency program. J Nurs Adm. [Internet]. 2013 Feb [cited 2016 July 05]; 43(2): 73-9.
Backes VMS, Prado ML, Lino MM, Ferraz F, Reibnitz KS,
Canever BP. Grupos de Pesquisa de Educação em Enfermagem do Brasil. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 2012 Apr [cited 2016 July 05]; 46(2):436-442. Available from:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000200023&lng=en. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000200023
Schveitzer MC, Backes VMS, Prado ML, Lino MM, Ferraz F. Grupos de pesquisa em educação em Enfermagem: linhas de pesquisa e produção científica em três regiões do Brasil. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2012 Apr [cited 2016 July 05]; 65(2): 332-338. Available from:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000200020&lng=en. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000200020
Carvalho GO. A elaboração do artigo científico como meio de divulgação do conhecimento. Revista de Educação, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas. [Internet]. 2010 out [cited 2016 July 05]; 2(2): 138-162. Available from:http://www.ueginhumas.com/revelli/revelli4/numero_2/revelli.v2.n2.art10.pdf
Rodrigues RAP, Robazzi MLCC, Erdmann AL, Fernandes JD, Barros ALBL, Ramos FRS. Doctoral Theses from Nursing Postgraduate Programs in Brazil and their Association with the Millennium Development Goals. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2015 June [cited 2016 July 05]; 23(3): 395-403. Available from:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300395&lng=en. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.0667.2565
Erdmann AL, Fernandes JD, Teixeira GA. Panorama da educação em enfermagem no Brasil: graduação e pós-graduação. Enfermagem em Foco. [Internet]. 2015 mar [cited 2016 July 05]; 2(supl): 89-93. Available from:http://revista.portalcofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/91
Brasil. Ministério da Saúde; Ministério da Educação.Relatório de Atividades da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde – CNRMS Exercício 2007/2009. 2009. Available from:http://u.saude.gov.br/images/pdf/2016/maio/31/3.b_Relat%C3%B3rio%20de%20atividades%20da%20CNRMS.pdf. Cited 2016 July 2016
Mioto RCT, Alves FL, Caetano PS, Prá KRD. As residências multiprofissionais em saúde: a experiência da Universidade Federal de Santa Catarina. Serviço Social e Saúde [Internet]. 2012 jul-dez [cited 2016 July 05]; 11(2): 185-209. Available from:http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8635288/3090
Vendruscolo C, Prado ML, Kleba ME. Formation of
human resources in the field of health in Brazil: an integrative review. Educação em Revista. 2014 Mar [cited 2016 July 05]; 30(1), 215-244. Available from:http://www.scielo.br/pdf/edur/v30n1/a09v30n1.pdf. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982014000100009.
Almeida-Filho N. Heigher education and health care in Brazil. Lancet. [Internet]. 2011 June [cited 2016 July 30]; 377(9781): 1898-900.
Available from:http://www.thelancet.com/pdfs/journals/lancet/PIIS0140-6736(11)60326-7.pdf
Casanova AI, Batista NA, Ruiz-Moreno L. Residência Multiprofissional em Saúde Percepção dos residentes sobre a Educação Interprofissional nas práticas colaborativas. Investigação Qualitativa em Educação. [internet]. 2015 [cited 2016 september 05]; 2:368-370. Available from:http://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2015/article/view/277/273.
Batista KBC, Gonçalves OSJ. Formação dos profissionais de saúde para o SUS: significado e cuidado. Saude soc. [Internet]. 2011 Dec [cited 2016 July 05]; 20(4):884-899. Available from:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902011000400007&lng=en.
Colenci R, Berti HW. Professional development and entering the labor market: the perceptions of nursing graduates. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 2012 Feb [cited 2016 september 05]; 46(1):158-166. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000100022&lng=en. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000100022.
Melo MC, Queluci GC, Gouvêa MV. Nursing Preceptorship in Multiprofessional Residency in Oncology: a Descriptive Study. Online Braz J Nurs (Online) [internet]. 2014 Dec [cited 2016 September 05]; 13(4):656-666. Available from:http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/4567/pdf_336