Resumo
Este estudo pretende contribuir para a manutenção da qualidade de vida no processo de envelhecimento de trabalhadores de uma escola técnica. Objetivo: Utilizar a educação permanente em saúde como ferramenta para o desenvolvimento da temática qualidade de vida no processo do envelhecimento saudável. Método: Estudo descritivo e exploratório, tipo pesquisa-ação, com abordagem metodológica qualitativa. Para a coleta de dados serão utilizados questionário semiestruturado e grupos educativos. Critério de inclusão: ser funcionário do centro de idiomas ou do centro de informática. Critério de exclusão: funcionário gozando algum tipo de licença ou férias. O tratamento das informações obtidas pelo questionário se dará por análise de Bardin. As demais etapas serão analisadas pelo referencial teórico de Paulo Freire e da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Posteriormente, os resultados serão apresentados aos trabalhadores, possibilitando reflexão quanto à importância da qualidade de vida no processo do envelhecimento saudável por meio da educação permanente.
Referências
Lima CRV. Políticas públicas para idosos: a realidade das Instituições de Longa Permanência para Idosos no Distrito Federal. [Trabalho de Conclusão de Curso] Especialização em Legislativo e Políticas Públicas. Brasília (DF): Câmara dos Deputados/Cefor; 2011.
Fernandes FC, Cortez EA. Lifelong learming in there organization of work in an emergency department: an exploratory study. Online Braz J Nurs [internet] 2015 Dec [cited 2016 Jun 21]; 14: 415-8. Available from: http://www.objnursung.uff.br/index.php/nursing/article/view/5362. DOI: http://dx.doi.org/10.17665/1676-4285.20155362.
Freire P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra; 2010.