Resumo
Objetivo: conhecer o significado da humanização na atenção pré-natal para as gestantes. Método: estudo qualitativo, do tipo descritivo, que será desenvolvido com gestantes em acompanhamento pré-natal, vinculadas a serviços da Atenção Básica de um município do Sul do Brasil. Para a produção dos dados, será utilizada a técnica de criatividade e sensibilidade denominada Almanaque, associada à entrevista individual semiestruturada. A análise terá como referência a proposta operativa. Resultados esperados: produzir maior conhecimento acerca da temática e fomentar discussões e reflexões que possibilitem a qualificação do cuidado pré-natal, além de fornecer subsídios para que os profissionais de saúde sejam agentes de mudança na realidade da humanização no pré-natal.
Referências
Zampieri MFM, Erdmann AL. Cuidado humanizado no pré-natal: um olhar para além das divergências e convergências. Rev. bras. saúde matern. Infant [internet] 2010 [cited 2016 jun 1]; 10(3):359-67. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rbsmi/v10n3/v10n3a09.pdf.
Barreto CN, Prates LA, Scarton J, Alves CN, Wilhelm LA, Ressel LB. Assistance practices of rapprochement and distancing of humanization in prenatal: an integrative review. J Nurs UFPE on line [internet] 2014 [cited 2016 jun 1]; 8(2):416-23. Available from: http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/download/5544/8510.
Minayo MC. O desafio do conhecimento pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec; 2014.