Núcleo de educação em urgência na lógica da educação permanente: pesquisa-ação
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
PDF (Español (España))
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

Permanent Education
Urgency and Emergency
Education Nucleus in Urgency. Educación Permanente
Urgencia y Emergencia
Núcleo de Educación en Urgencia. Educação Permanente
Urgência e Emergência
Núcleo de Educação em Urgência.

PlumX Metrics

Resumo

O  Ministério  da  Saúde  aponta  fragmentação  na  capacitação  dos profissionais  que  atuam  na  rede  de  Urgência  e  Emergência,  sobretudo  no  componente pré-hospitalar  móvel,  propondo  a  implantação  do  Núcleo  de  Educação  em  Urgência. Objetivo:  identificar  as  ações  educativas  desenvolvidas  pelo  núcleo;  descrever  de  que maneira  os  profissionais  avaliam  as  ações  educativas  desenvolvidas para  atualização; utilizar a educação permanente no processo de atualização dos profissionais no Serviço de   atendimento   móvel   de   urgência.   Método:   estudo   descritivo,   exploratório,   de abordagem  qualitativa,  tipo  pesquisa-ação.  A  coleta  de  dados  acontece  por  meio  de questionário semiestruturado e oficinas com metodologias ativas. As informações serão tratadas pela análise de conteúdo de Bardin, tendo os conceitos da Política Nacional de Educação Permanente inter-relacionados ao teórico Emerson Mehry. Resultados: os fatos encontrados  vão  possibilitar  a  reflexão  da  importância  da  educação  permanente  e  sua contribuição para o processo de atualizar as práticas pré-hospitalares.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20165492
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
PDF (Español (España))
PDF (English)
PDF

Referências

Peduzzi M, Guerra DAD, Braga CP, Lucena FS, Silva JAM. Educational activities for primary healthcare workers: permanent education and inservice healthcare education concepts in the daily life of primary healthcare units in São Paulo. Interface (Botucatu) [internet]. 2009 jul/sept [cited 2015 Oct 25]; 13(30):121-34. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s1414- 32832009000300011&script=sci_arttext.

Ministério da Saúde (Brasil), Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política de educação e desenvolvimento para o SUS: caminhos para a educação permanente em saúde: polos de educação permanente em saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2004. [cited 2015 Oct 25]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica2_vpdf.pdf.

Costa TD, Cortez EA. Continuous education in the context of psychosocial care: search convergent–care. Online braz j nurs [Internet]. 2013 April [Cited 2015 Dec 5]; 12 (1): 194-7. http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/4007/html