Resumo
Objetivos: Elaborar uma proposta de implementação de Educação Permanente em Saúde (EPS) para educadores físicos a fim de prepará-los para intervir e prevenir riscos de quedas em idosos; Identificar os fatores de riscos e as principais causas dos acidentes por quedas em idosos; Analisar o conhecimento dos educadores físicos em relação aos acidentes por quedas. Método: Pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, cujos sujeitos serão educadores físicos e idosos participantes do projeto CQV-IFF. Os dados serão coletados entre março a abril de 2015, a partir de pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada gravada e aplicação de questionário estruturado. Os dados serão tratados por análise de conteúdo. A partir da demanda dos idosos sobre a temática serão propostas as atividades complementares ao projeto para prevenção de quedas, tendo como objetivo a capacitação dos educadores físicos para atuarem como interventores junto ao grupo de idosos, pautando a EPS como metodologia problematizadora.
Referências
Amaro, A.R. Mobilidade funcional, risco de queda, nível de atividade física e percepção de saúde em individuos com 65 anos ou mais. Dissertação de mestrado em saude e envelhecimento. Faculdade de Ciencias Médicas. Universidade de Lisboa, 2012.
Paula, F.L. Envelhecimento e quedas de idosos. Rio de Janeiro: Apicuri, 2010.
Espírito Santo JN, Cordeiro BC. Permanent education about the risks of biological natural disasters in sports: a descriptive study [internet] 2014 Oct [cited year month day]; 13 (suppl I): 439-41. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/5043