Percepção de docentes e discentes de enfermagem sobre cuidado integral: estudo descritivo-exploratório
HTML
EPUB
HTML (English)
HTML (Español (España))
PDF
PDF (Español (España))
PDF (English)
EPUB (English)
EPUB (Español (España))

Arquivos suplementares

DUDE
Termo Comitê de Ética

Palavras-chave

Research Personel
Faculty
Nursing Students. Pesquisadores
Docentes
Estudantes de Enfermagem. Investigadores
Docentes
Estudiantes de Enfermería.

PlumX Metrics

Resumo

Objetivos: Conhecer a percepção de cuidado integral para os docentes e discentes do curso de Enfermagem; Identificar se o cuidado integral está sendo abordado na formação acadêmica e, em caso afirmativo, como este vem sendo trabalhado. Método: Pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa realizada com seis discentes e sete docentes de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior, localizada na região central do Rio Grande do Sul, entre os meses de dezembro/2010 e janeiro/2011. Resultados: Emergiram três grandes temas: A construção de Integralidade; Compreensão de cuidado integral; A formação do enfermeiro para o cuidado integral. Conclusão: o cuidado integral é uma construção gradual que acontece a partir das relações e da desconstrução de práticas lineares focadas em ações tecnicistas. A Integralidade e o cuidado integral precisam permear as ações do saber e fazer do enfermeiro e, para isso, devem ser abordadas desde a formação acadêmica.

 

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20155090
HTML
EPUB
HTML (English)
HTML (Español (España))
PDF
PDF (Español (España))
PDF (English)
EPUB (English)
EPUB (Español (España))

Referências

Antunes MJM, Guedes MVC. Integralidade nos Processos Assistenciais na Atenção Básica. In: Garcia TR, Egry EY (Org.). Integralidade da Atenção no SUS e sistematização da Assistência de Enfermagem. Porto Alegre: Artmed, 2010. p.19-27.

Backes DS, Erdmann AL, Buscher A. Demonstrating nursing care as a social practice. Rev. Latino-Am. 2009; 17(6):988-94.

Brasil. Resolução nº 196/96. Pesquisa em seres humanos. Revista Bioética, 1996.

Ayres JRCM. Integralidade do cuidado, situações de aprendizagem e o desafio do reconhecimento mútuo. In: Pinheiro T, Lopes TC. (Org.). Ética, técnica e formação: as razões do cuidado como direito à saúde. Rio de Janeiro: CEPESC/ IMS/UERJ/ ABRASCO, 2010.

Santana FR. et al. Integralidade do cuidado: concepções e práticas de docentes de graduação em enfermagem do Estado de Goiás. Ciênc. saúde coletiva 2010; 15(1):1653-64.