Resumo
Trata-se de um projeto de dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial. Objetivos: identificar, com base na literatura, as ações de maior relevância no controle das Infecções do Sítio Cirúrgico (ISC); elaborar um instrumento para avaliação das ações de maior relevância para a prevenção e controle das ISC destinadas para uso na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH); e validar o instrumento, aplicando-o no cenário do estudoda pesquisa. . Método: estudo metodológico com abordagem qualitativa, onde no qual se pretende obter, analisar e organizar dados referentes aà ISC através por meio de revisão integrativa da literatura científica nas principais bases de dados, com corte temporal dos últimos 10 anos. A partir dessta busca, será elaborado um instrumento com vistas àpara utilização na prática diária da CCIH. Este Ele será testado por profissionais peritos na área e no cenário de sua utilização. A validação se dará por conferência de consenso, onde em que o grupo realizará a validação final.
Referências
World Health Organization (SWZ). WHO. World Alliance for Patient Safety. Forward Programme 2008 – 2009.Geneva:WHO; 2008.
Ministério da Saúde (BR). Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Sítio Cirúrgico. Critérios Nacionais de Infecções relacionadas à assistência à saúde. Brasília (DF), 2009.
Silva LMG, Pawluk LC, Gebrim LH, Facina G, de-Gutiérrez MGR. Estrutura e processo de cuidados de enfermagem para prevenção de infecção de sítio cirúrgico: estudo observacional. Nurs Braz J on-line [Internet]. 2009 Janeiro [Citado 2014 11 de agosto]; (1) 8:. Disponível em: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/1873 .