Resumo
Projeto de dissertação do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, da Universidade Federal Fluminense. Objetivo: compreender a percepção do aluno sobre o serviço de saúde desenvolvido na escola e construir, tomando como base a fala do aluno, uma proposta de intervenção com foco na proteção, prevenção e promoção da saúde do adolescente. Método: estudo descritivo de abordagem qualitativa. A pesquisa será de campo, com enfoque fenomenológico e o referencial teórico de Maurice Merleau-Ponty. O estudo será realizado no Instituto Federal Fluminense, campus Bom Jesus do Itabapoana, e os sujeitos serão adolescentes de 14 a 18 anos matriculados no primeiro ano do ensino médio. A pesquisa pretende estruturar o cuidado com a saúde do adolescente no seu ambiente educacional.
Referências
Ministério da Saúde (Brasil), Secretaria de Atenção à Saúde, Área de Saúde do Adolescente e do jovem. Marco Legal: saúde, um direito de adolescentes. Brasília: Ministério da Saúde; 2007. p.7-10.
Brasil. Decreto n° 6286, de 05 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola – PSE, e dá outras providências [internet]. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. 2007 dez. 05 [acesso em 2013 nov 15]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6286.htm
Gurgel GI, Alves MDS, Ximenes LB, Vieira NFC, Beserra EP, Gubert FA. Integrative Review: Teenage Pregnancy Prevention and Compentencies of the Nurse to the Promotion of Health. Online Braz J of Nurs (online)[internet]. 2011 [cited 2014 Feb 15]; 10(3):[about 13 p.]. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/issue/view/29.doi:http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20113586