(Re)Organização familiar no contexto da Doença de Alzheimer em idosos: estudo descritivo-exploratório

Resumo

Objetivos: Compreender a (re)organização  familiar de idosos portadores de Alzheimer na perspectiva da complexidade; conhecer a percepção de docentes dos cursos da área da saúde que integram um projeto de apoio aos familiares/cuidadores de portadores de Alzheimer acerca da (re)organização familiar nesse ponto de vista;  identificar/delinear estratégias de cuidado capazes de contribuir  com o processo de (re)ajuste familiar no enfrentamento da doença. Método: Pesquisa exploratória e descritiva de abordagem qualitativa. Resultados: Identificaram-se algumas dificuldades, como a não aceitação da doença e o confronto com o desconhecido. Eentre as potencialidades destacou-se a descoberta de novos significados. Os docentes consideram a doença de Alzheimer como singular e multidimensional e sinalizam estratégias como a interligação entre as redes de apoio para auxiliar na (re)organização familiar e cuidado à pessoa idosa. Conclusão: As desordens vivenciadas em decorrência da doença de Alzheimer são geradas e geradoras de contínua (re)organização do e no cotidiano familiar.

https://doi.org/10.5935/1676-4285.20144963
HTML
HTML (English)
HTML (Español (España))
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB

Referências

Alzheimer’s Association, 2012. Alzheimer’s disease facts and figures. Alzheimer's dementia. 2012; 8(2):131-8.

Morin E. O método 1: A natureza da natureza. 2ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2008. 479p.

Backes DS, Colomé JS, Erdmann RH, Lunardi VL. Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas. O mundo da saúde. 2011; 35(4): 438-42.

Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em seres humanos. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012.

Borghi AC, Sassá AH, Matos PCB, Decesaro MN, Marcon SS. Qualidade de vida de idosos com doença de Alzheimer e de seus cuidadores. Rev Gaúcha Enferm. 2011; 32(4):75 -8.