A contribuição da área de filosofia, ética e bioética na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP
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Palavras-chave

Nursing
Education
Ethics. Enfermagem
Ensino
Ética. Enfermagem
Ensino
Ética.

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Resumo

Este trabalho pretende refletir sobre a importância da Ética na formação em Enfermagem, através do relato da constituição da área e disciplinas na EERP/USP. No intuito de contribuir para o debate sobre o papel dos conteúdos humanísticos nas reformulações curriculares, a referência à EERP se faz presente por se constituir pioneira na conformação de conteúdos curriculares em ciências humanas em sua origem; a área atual de ética é composta pela filosofia, ética e bioética e permanece fiel aos princípios de sua fundadora, Glete de Alcântara. Tal reflexão mostra-se relevante na medida em que a Ética fundamenta a postura profissional, e a Bioética propicia o desenvolvimento da visão crítica sobre a pluralidade de valores que permeiam as relações em Saúde. As Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem (CNE/ME/BR) enfatizam a importância de conhecimentos em ética e bioética para a formação generalista em Enfermagem.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20044938
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Referências

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