A participação de alunos de iniciação científica na rede eletrônica de prevenção de acidentes do trabalho - REPAT
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF

Palavras-chave

Accident Prevention
Occupational Accident
Nursing. Prevenção de Acidentes
Acidentes do trabalho
Enfermagem. Prevenção de Acidentes
Acidentes do trabalho
Enfermagem.

PlumX Metrics

Resumo

Objetivo foi avaliar a experiência vivenciada por alunos de graduação em Enfermagem, bolsistas de Iniciação Científica - IC, como participantes da Rede de Prevenção de Acidentes do Trabalho com exposição a material biológico– REPAT, uma rede cooperativa, interdisciplinar de pesquisas, efetuada entre pesquisadores, alunos, especialistas em Saúde Ocupacional e representantes de hospitais de várias regiões do Brasil. Os dados foram coletados por meio de consulta documental aos relatórios de atividades dos alunos de IC participantes da rede. Utilizando a abordagem qualitativa o conteúdo dos depoimentos escritos foram analisados. Os resultados revelaram que a participação dos alunos possibilitou-lhes aquisição de conhecimentossobre como a ciência é produzida; a elaboração de  pesquisas, metodologias utilizadas para estudar os riscos ocupacionais e estratégias de prevenção de acidentes do trabalho e ainda, conhecimentos sobre a aplicabilidade de pesquisas na adequação as práticas seguras de trabalho.
https://doi.org/10.17665/1676-4285.20044908
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF

Referências

Bardin L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70; 1977.

Jagger JB, Perry J. Exposure Safety.OSHA’s push toward Safety. Nursing. 2000; 30(4): 20.

Marcellino IV. O sistema de informações sobre acidentes do trabalho no município de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil no ano de 1998: uma abordagem qualitativa. [Dissertação] Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo; 1999.

Marziale MHP, Rodrigues CM. A produção científica acerca dos acidentes do trabalho com material pérfu-rocortante entre trabalhadores de enfermagem. Rev Latino Am. Enfermagem. 2002; 10(3): 571-77.

Medeiros M. A pesquisa científica e a internet. [cited 2004 Mar 23]. Available from:: http://www.cinform.ufba.br/iv_anais/artigos/TEXTO14.HTM.

Oda LM et al. AIDS como doença ocupacional. In: Valle S, Teixeira P. Biossegurança: uma abordagem multidisciplinar. Rio de Janeiro: FIOCRUZ; 1998.

OSHA-Occupational Safety & Health Administration. Bloodborne Pathogens. [cited 2001]. Available from: http://www.CDC.gov/niosh/elcosh/docs.

Perine LA . A internet como plataforma em contínua expansão para a pesquisa global. Questões globais, Revistas eletrônicas do IIP. 2000 Nov. [cited 2004 Mar] Available from: http://usinfo.state.gov/journals/itgic/1100/ijgp1105.htm.

Rapparini C, Cardo D, Saraceni V, Machado A, Côrtes G. PSBio: sistema de vigilância de acidentes ocupacionais com material biológico ocorridos em serviços de saúde, 2001. 1 CD Rom.

REPAT. Rede de Prevenção de Acidentes de Trabalho com exposição a material biológico. [cited 2004] Available from: www.eerp.usp.br/repat