A participação de alunos de iniciação científica na rede eletrônica de prevenção de acidentes do trabalho - REPAT
HTML (English)
HTML
HTML (Português (Brasil))
PDF (English)
PDF
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Accident Prevention
Occupational Accident
Nursing. Prevenção de Acidentes
Acidentes do trabalho
Enfermagem. Prevenção de Acidentes
Acidentes do trabalho
Enfermagem.

PlumX Metrics

Resumen

Objetivo foi avaliar a experiência vivenciada por alunos de graduação em Enfermagem, bolsistas de Iniciação Científica - IC, como participantes da Rede de Prevenção de Acidentes do Trabalho com exposição a material biológico– REPAT, uma rede cooperativa, interdisciplinar de pesquisas, efetuada entre pesquisadores, alunos, especialistasem Saúde Ocupacionale representantes de hospitais de várias regiões do Brasil. Os dados foram coletados por meio de consulta documental aos relatórios de atividades dos alunos de IC participantes da rede. Utilizando a abordagem qualitativa o conteúdo dos depoimentos escritos foram analisados. Os resultados revelaram que a participação dos alunos possibilitou-lhes aquisição de conhecimentossobre como a ciência é produzida; a elaboração de  pesquisas, metodologias utilizadas para estudar os riscos ocupacionais e estratégias de prevenção de acidentes do trabalho e ainda, conhecimentos sobre a aplicabilidade de pesquisas na adequação as práticas seguras de trabalho.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20044908
HTML (English)
HTML
HTML (Português (Brasil))
PDF (English)
PDF
PDF (Português (Brasil))

Citas

Bardin L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70; 1977.

Jagger JB, Perry J. Exposure Safety.OSHA’s push toward Safety. Nursing. 2000; 30(4): 20.

Marcellino IV. O sistema de informações sobre acidentes do trabalho no município de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil no ano de 1998: uma abordagem qualitativa. [Dissertação] Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo; 1999.

Marziale MHP, Rodrigues CM. A produção científica acerca dos acidentes do trabalho com material pérfu-rocortante entre trabalhadores de enfermagem. Rev Latino Am. Enfermagem. 2002; 10(3): 571-77.

Medeiros M. A pesquisa científica e a internet. [cited 2004 Mar 23]. Available from:: http://www.cinform.ufba.br/iv_anais/artigos/TEXTO14.HTM.

Oda LM et al. AIDS como doença ocupacional. In: Valle S, Teixeira P. Biossegurança: uma abordagem multidisciplinar. Rio de Janeiro: FIOCRUZ; 1998.

OSHA-Occupational Safety & Health Administration. Bloodborne Pathogens. [cited 2001]. Available from: http://www.CDC.gov/niosh/elcosh/docs.

Perine LA . A internet como plataforma em contínua expansão para a pesquisa global. Questões globais, Revistas eletrônicas do IIP. 2000 Nov. [cited 2004 Mar] Available from: http://usinfo.state.gov/journals/itgic/1100/ijgp1105.htm.

Rapparini C, Cardo D, Saraceni V, Machado A, Côrtes G. PSBio: sistema de vigilância de acidentes ocupacionais com material biológico ocorridos em serviços de saúde, 2001. 1 CD Rom.

REPAT. Rede de Prevenção de Acidentes de Trabalho com exposição a material biológico. [cited 2004] Available from: www.eerp.usp.br/repat