A bioética no processo de trabalho administrativo da enfermagem: uma reflexão
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF

Palavras-chave

Enfermagem
Gerenciamento da Prática Profissional
Bioética. Enfermagem
Gerenciamento da Prática Profissional
Bioética. Nursing
Professional Practice management
Bioethics

PlumX Metrics

Resumo

O presente artigo aborda o tema ética e bioética no agir do enfermeiro com cargo administrativo, tendo como objetivo proporcionar aos enfermeiros reflexões que visem aproximar o conhecimento da ética e bioética ao processo de trabalho gerencial da profissão. Para fundamentar este estudo, será descrito sucintamente a profissão de Enfermagem, considerando conceitos como o trabalho e o processo de trabalho. O Processo de Trabalho na Enfermagem está contextualizado sob a abordagem de conceitos como: o cuidar o gerenciar e o ensinar, segundo o ponto de vista de algumas teóricas. A relevância deste estudo decorre da sua possível contribuição para o enriquecimento da prática profissional do enfermeiro, uma vez que subsidiará a análise crítica deste profissional na definição de condutas/ posicionamentos benéficos, justos e adequados a todos os sujeitos envolvidos no processo de trabalho de enfermagem.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20054860
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF

Referências

Leopardi MT, Gelbcke FL, Ramos FRS. Cuidado: objeto de trabalho ou objeto epistemológico da enfermagem? Texto Contexto Enferm 2001 Jan-Abr; 10(1): 32-49.

Marcon PM. Proposta de um instrumento de auto-análise crítica para o Processo de Trabalho Gerencial da Enfermagem, fundamentado nos princípios da Bioética. [Monografia] Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina; 2004.

Mesquita MPRL. A Dimensão Gerencial da Identidade profissional da (o) Enfermeira (o) na percepção da equipe de enfermagem: uma perspectiva de construção coletiva. [dissertação]. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina; 2002.

Ramos FRS, Martins CR. Ética e cotidiano: uma motivação para o debate em saúde. Texto Contexto Enferm 2002 Jul-Dez; 4(2): 60-72.

Abbagnano N. Dicionário de Filosofia. São Paulo:Martins Fontes; 2000.

Capella BB. Uma abordagem sócio-humanista para um “modo de fazer” o trabalho de enfermagem. Pelotas: Universitária/UFPEL; Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/UFSC; 1998.

Geovanini T. et al. História da Enfermagem: versões e interpretações. Rio de Janeiro: Revinter;1995.

Ramos, FRS. et al. Cuidado: essência da enfermagem. In: Prado ML, Gelbcke FL. Fundamentos de Enfermagem. 2a ed. Florianópolis: Cidade Futura; 2002. p.15-30.

Kurcgant P, coordenadora. Administração em Enfermagem. São Paulo: EPU; 1991.

Santos SR, Moreira RC. The nurse’s leadership: challenges of the practice. Online Brazilian Journal of Nursing (OBJN-ISSN 1676-4285) [online] 2004 December 3(3) Available in: www.uff.br/nepae/objn303santosetal.htm

Londono GM, Morera RG, Laverde GP. Administração Hospitalar. Tradução Marcelo T. de Alvear. 2a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2003. Título original: Administracion hospitalaria.

Fortes PAC. Ética e Saúde: questões éticas, deontológicas e legais. Autonomia e direitos do paciente. São Paulo: EPU;1998.

Beauchamp TL, Childress JF. Pricípios de Ética Biomédica. Tradução Luciana Pudenzi. São Paulo: Loyola; 2002. Título original: Principles of Biomedical Ethics.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2005 Array