A bioética no processo de trabalho administrativo da enfermagem: uma reflexão
HTML (English)
HTML
HTML (Português (Brasil))
PDF (English)
PDF
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Enfermagem
Gerenciamento da Prática Profissional
Bioética. Enfermagem
Gerenciamento da Prática Profissional
Bioética. Nursing
Professional Practice management
Bioethics

PlumX Metrics

Resumen

O presente artigo aborda o tema ética e bioética no agir do enfermeiro com cargo administrativo, tendo como objetivo proporcionar aos enfermeiros reflexões que visem aproximar o conhecimento da ética e bioética ao processo de trabalho gerencial da profissão. Para fundamentar este estudo, será descrito sucintamente a profissão de Enfermagem, considerando conceitos como o trabalho e o processo de trabalho. O Processo de Trabalho na Enfermagem está contextualizado sob a abordagem de conceitos como: o cuidar o gerenciar e o ensinar, segundo o ponto de vista de algumas teóricas. A relevância deste estudo decorre da sua possível contribuição para o enriquecimento da prática profissional do enfermeiro, uma vez que subsidiará a análise crítica deste profissional na definição de condutas/ posicionamentos benéficos, justos e adequados a todos os sujeitos envolvidos no processo de trabalho de enfermagem.
https://doi.org/10.17665/1676-4285.20054860
HTML (English)
HTML
HTML (Português (Brasil))
PDF (English)
PDF
PDF (Português (Brasil))

Citas

Leopardi MT, Gelbcke FL, Ramos FRS. Cuidado: objeto de trabalho ou objeto epistemológico da enfermagem? Texto Contexto Enferm 2001 Jan-Abr; 10(1): 32-49.

Marcon PM. Proposta de um instrumento de auto-análise crítica para o Processo de Trabalho Gerencial da Enfermagem, fundamentado nos princípios da Bioética. [Monografia] Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina; 2004.

Mesquita MPRL. A Dimensão Gerencial da Identidade profissional da (o) Enfermeira (o) na percepção da equipe de enfermagem: uma perspectiva de construção coletiva. [dissertação]. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina; 2002.

Ramos FRS, Martins CR. Ética e cotidiano: uma motivação para o debate em saúde. Texto Contexto Enferm 2002 Jul-Dez; 4(2): 60-72.

Abbagnano N. Dicionário de Filosofia. São Paulo:Martins Fontes; 2000.

Capella BB. Uma abordagem sócio-humanista para um “modo de fazer” o trabalho de enfermagem. Pelotas: Universitária/UFPEL; Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/UFSC; 1998.

Geovanini T. et al. História da Enfermagem: versões e interpretações. Rio de Janeiro: Revinter;1995.

Ramos, FRS. et al. Cuidado: essência da enfermagem. In: Prado ML, Gelbcke FL. Fundamentos de Enfermagem. 2a ed. Florianópolis: Cidade Futura; 2002. p.15-30.

Kurcgant P, coordenadora. Administração em Enfermagem. São Paulo: EPU; 1991.

Santos SR, Moreira RC. The nurse’s leadership: challenges of the practice. Online Brazilian Journal of Nursing (OBJN-ISSN 1676-4285) [online] 2004 December 3(3) Available in: www.uff.br/nepae/objn303santosetal.htm

Londono GM, Morera RG, Laverde GP. Administração Hospitalar. Tradução Marcelo T. de Alvear. 2a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2003. Título original: Administracion hospitalaria.

Fortes PAC. Ética e Saúde: questões éticas, deontológicas e legais. Autonomia e direitos do paciente. São Paulo: EPU;1998.

Beauchamp TL, Childress JF. Pricípios de Ética Biomédica. Tradução Luciana Pudenzi. São Paulo: Loyola; 2002. Título original: Principles of Biomedical Ethics.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2005 Array