Educação permanente e qualidade em uma instituição pública hospitalar: estudo descritivo
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB
EPUB (Español (España))
EPUB (English)
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Educação Permanente em Saúde
Interdisciplinaridade
Trabalho em Saúde. Continuing Health Education
Interdisciplinarity
Work in Health. Educación Continua en Salud
Interdisciplinariedad
Trabajo en Salud.

PlumX Metrics

Resumo

Objetivo: analisar ações educativas desenvolvidas com profissionais de saúde, à luz das concepções de qualidade e de educação permanente em saúde (EPS). Método: estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada em uma instituição hospitalar pública de referência, situada no município do Rio de Janeiro, por meio de entrevistas com 15 informantes-chave, representantes de diferentes categorias profissionais. Os dados foram coletados em setembro e outubro de 2013 e analisados segundo os procedimentos de Bardin. Resultados: a instituição, norteada pela lógica da acreditação hospitalar, desenvolve ações educativas normativas, sendo a maioria voltada para a recuperação da saúde por áreas específicas, revelando um distanciamento da lógica educativa preconizada pela EPS. Conclusão: Maior investimento em EPS na instituição se constitui em importante ferramenta para o necessário resgate do protagonismo dos profissionais da saúde.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20154589
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB
EPUB (Español (España))
EPUB (English)
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))

Referências

Consórcio Brasileiro de Acreditação. Manual de Padrões de Acreditação da Joint Commission International para Hospitais. 3.ed. Joint Commission International: [s.l.]; 2008.

Haddad J, Roschke MAC, Davini MC. Educación permanente de personal de salud. Washington: Organización Panamericana da la Salud; 1994.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria Nº 1996/GM/MS, de 20 de agosto de 2007. Dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. 2007 ago 20; Seção 1.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec; 2012.

Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2011.

Peduzzi M, Carvalho BG, Mandú ENT, Souza GC, Silva JAM. Trabalho em equipe na perspectiva da gerência de serviços de saúde: instrumentos para a construção da prática interprofissional. Physis 2011; 21(2), 629-646. [Cited 2013 Nov 9]. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312011000200015&lng=en&tlng=pt.10.1590/S0103-73312011000200015.

Nogueira RP. A força de trabalho em saúde. Revista de Administração Pública 2013; 17(3):61-70 8.

Matos E, Pires DEP. Práticas de cuidado na perspectiva interdisciplinar: um caminho promissor. Texto Contexto Enferm. 2009 Abr/Jun; 18(2):338-46.9. Oro J, Matos E. Possibilities and Limits of Organization of Nursing Work in the Comprehensive Care Model in a Hospital Institution. Texto & Contexto Enferm florianópolis 2013; 22(2): 500-8

Montanha D, Peduzzi P. Permanent Education in Nursing: Survey to Identify the Necessities and the Expected Results Based on the Workers Conception. Rev Esc Enferm USP 2010; 44(3):597-604

Ceccim RB, Ferla AA. Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz; 2013 [Cited 2013 Apr]. Available from: http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/edupersau1..html

Manzo BF, Brito MJM, Correa AR. Implications of hospital accreditation on the everyday lives of healthcare professionals. Revista da Escola de Enferm USP 2012; 46(2):388-94

Godinho, JSL; Tavares, CMM. The permanent education in intensive care units: a review article. Online braz j nurs [Internet]. 2009 August [cited 2013 Aug 03]; 8 (2). Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.16764285.2009.228. doi: http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20092288

hofehrn MB, Amestoy SC, Porto AR, ArrieiraI CO, Dal Pai D. The dimension of subjectivity in the work process of nursing. Rev. enferm. saúde, Pelotas (RS) 2011 jan-mar;1(1):190-198.