Estratégias educativas em adolescentes com risco para diabetes tipo 2: estudo comparativo
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Palavras-chave

Primary Care
Public Health
Diabetes
Education Atención Primaria
Salud Pública
Diabetes
Educación Enfermagem de atenção primária
Enfermagem
Enfermagem em saúde pública
Educação em saúde
Diabetes mellitus

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Resumo

Objetivo: Comparar o conhecimento e a atitude referida dos adolescentes com fatores de risco para diabetes mellitus tipo 2 após a implementação de duas estratégias educativas.

Método: Estudo comparativo e de intervenção com participação de 60 alunos de duas escolas públicas, divididos em dois grupos: GA (n=30) e GB (n=30). GA recebeu intervenção educativa individual e GB, intervenção educativa grupal. Utilizaram-se questionários para avaliar nível de conhecimento antes, 1 dia após e decorridos 60 dias das intervenções, quando se avaliou também a intenção de mudança de hábitos. Resultados: Houve aumento estatisticamente significante no nível de conhecimento de ambas as intervenções. Ao comparar GA e GB, após as intervenções, observou-se que a intenção para mudança de hábitos foi semelhante.

Conclusão: As duas intervenções educativas foram eficazes no ganho de conhecimento e podem ser utilizadas nas escolas para prevenção do diabetes mellitus tipo 2 em adolescentes de risco.

Descritores: Enfermagem de atenção primária; Enfermagem; Enfermagem em saúde pública; Educação em saúde; Diabetes mellitus
https://doi.org/10.5935/1676-4285.20154585
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