A institucionalização do ensino da atenção psicossocial na medicina: estudo socioclínico institucional
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF
HTML
HTML (Español (España))
HTML (English)
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB

Palavras-chave

Ensino na Saúde
Saúde Mental
Análise Institucional
Saúde Pública
Socioclínico Enseñanza en la Salud
Salud Mental
Análisis Institucional
Salud Pública
Socioclínico Education in Health
Mental Health
Institutional Analysis
Public Health
Socio-clinical

PlumX Metrics

Resumo

A formação médica na atenção psicossocial temapresentado dificuldade em atender as políticas de saúde e de saúde mental Objetivo: avaliara institucionalização do processo de ensino da atenção psicossocial realizadonos cenários de prática da Estratégia de Saúde da Família, na formação doprofissional de Medicina, no município de Teresópolis/RJ. Método: Análise Institucional francesa lourau-lapassadeanasobretudo a partir dos conceitos de instituído, instituinte einstitucionalização; implicação e analisador. A coleta de dados será atravésdos dispositivos de intervenção entrevista semi-estruturada e Assembléia Geral,participantes docentes, discentes e preceptores envolvidos no ensino e naassistência. Com o resultado dessa pesquisa pretendemos contribuir noaprofundamento das reflexões acerca da formação profissional do médicoespecificamente no tocante à sua qualificação para o exercício da atenção psicossocialem consonância com os princípios das políticas de saúde e de saúde mental.
https://doi.org/10.5935/1676-4285.20134526
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF
HTML
HTML (Español (España))
HTML (English)
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB

Referências

Streit DS, Maciel DT, Zanolli MB. Contribuição para a formação de médicos de acordo com as necessidades da sociedade: interação com as políticas de articulação ensino, Serviço, sociedade implementadas pelo Ministério da saúde. 2009; Cadernos ABEM. 5:21-9

Albuquerque VS, Campos JCL. Saúde Mental no currículo integrado do Curso de Saúde mental no currículo integrado do Curso de Enfermagem da UNIFESO: diversificação de cenários e de estratégias de ensino-aprendizagem. Rev pesqui cuid fundam (Online) [internet]. 2010 Oct [cited 2013 June 01]. 2(4):1516-27. Available from: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/1226/pdf_261

Mourão LC, L'Abbate S. Implicações docentes nas transformações curriculares da área da saúde: uma análise sócio-histórica. Online braz j nurs [Internet]. 2011; 10(3): [about 7 p.] Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3423/1069