Resumo
Objetivo: Descrever o perfil das gestantes de alto risco atendidas na maternidade para o estabelecimento de procedimentos e atitudes adequadas à assistência; Identificar as ações de enfermagem necessárias para o atendimento a essa clientela, quando hospitalizada e; Elaborar diretrizes para a gerência do cuidado de enfermagem na atenção obstétrica de alto risco. Método: Pesquisa de abordagem qualitativa, tipo exploratória e descritiva, com utilização de análise documental, observação não participante e aplicação de questionário à equipe de enfermagem. O estudo será realizado em um hospital universitário, referência para o atendimento à gestante de alto risco. Os sujeitos serão enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam na assistência direta à cliente. Os dados da pesquisa serão analisados por meio de estatística descritiva e discutidos à luz da literatura sobre modelos assistenciais acerca da atenção obstétrica de alto risco.
Referências
Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde. Gestação de Alto Risco. Brasília: Ministério da Saúde; 2010.
Gomes ML. Enfermagem obstétrica: diretrizes assistenciais. Rio de Janeiro: Centro de Estudos da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; 2010.
Moraes JL, Oliveira AS, Herculano MMS, Costa CC, Damasceno AKC. Prevalence hypertensive syndrome gestational in maternity reference: descriptive study. Online braz J nurs [Internet]. 2010 Sept [Cited 2013 Aug 28]; 9 (2): [about 7 p.]. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/2971 http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20102971