Educação Permanente em Saúde – da concepção política à prática micropolítica: estudo descritivo
HTML
HTML (English)
HTML (Español (España))
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB

Palavras-chave

Educação Permanente em Saúde
Educação em Serviço
Micropolítica Educación Permanente en Salud
Educación en Servicio
Micropolítica Permanent Education in Health
Education in Service
Micropolitics

PlumX Metrics

Resumo

Objetivos: Analisar as estratégias de educação permanente em saúde (EPS) considerando a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) e sua construção na micropolítica; compreender o contexto da gestão da EPS e das práticas de saúde, identificando a concepção educativa predominante e seus direcionamentos; descrever fortalezas e limitações na incorporação das ações de EPS no cotidiano do trabalho em saúde; relacionar o conceito de EPS na PNEPS com a organização prática. Método: estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, a ser desenvolvido por meio da análise dos processos de EPS em esfera municipal. Os dados serão coletados por análise de documentos oficiais e entrevistas semiestruturadas com gestores/responsáveis pela condução dos processos de educação na região/município e com profissionais da Estratégia Saúde da Família que já tenham participado de tais atividades. O período provável para coleta de dados será de outubro de 2013 a dezembro de 2013.

https://doi.org/10.5935/1676-4285.20134488
HTML
HTML (English)
HTML (Español (España))
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB

Referências

Dicionário da Educação Profissional em Saúde [homepage in the internet]. Educação permanente em saúde [cited 2013 Apr 5]. Available from: http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/edupersau.html

Capra MLP. A educação permanente em saúde como dispositivo de gestão setorial e de produção de trabalho vivo em saúde. Porto Alegre. Tese [Doutorado em Saúde Pública] - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2011.

Schmidt SMS, Backes VMS, Cartana MHF, Budó MLD, Noal HC, Silva RM. Facilities and difficulties in planning training-service integration: a case study. Online braz j nurs [Internet]. 2011 Oct [Cited 2013 Aug 28]; 10 (2): [about 7 p.]. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3243. http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20113243