Resumo
Objetivo: Compreender as representações sociais de puérperas sobre a educação em saúde no ciclo gravídico-puerperal. Método: Estudo descritivo norteado pela Teoria das Representações Sociais, desenvolvido em nove Centros de Saúde da Família de Fortaleza, Ceará. Os sujeitos da pesquisa foram usuárias cadastradas em um dos referidos centros, em período pós-parto, maiores de 18 anos, com no mínimo seis consultas pré-natal e uma consulta puerperal. Utilizou-se o Teste de Associação Livre de Palavras. Resultados: As primíparas associam ações educativas com educação familiar. Quanto às multíparas, têm em suas evocações representações das ações de saúde prestadas pelo médico, cursos e palestras. Discussão: As multíparas passam por um processo de ressignificação da sua experiência após as consultas. Impõe-se o saber científico e desvaloriza-se o saber popular. Conclusão: É preciso ressignificar as ações educativas para que sejam entendidas como veículo de construção de saberes, rompendo a tradicional concepção de transmissão e reprodução.
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