Resumo
Objetivos: Avaliar a capacidade para o trabalho da equipe de enfermagem recém-admitida, após 15 anos de trabalho e em final de carreira no Hospital Universitário Antônio Pedro - HUAP; Correlacionar o ICT entre estes profissionais e Implantar a metodologia Capacidade para o Trabalho com a finalidade de acompanhar a saúde da equipe de enfermagem lotada no HUAP. Método: Pesquisa observacional, descritiva, quantitativa do tipo correlacional, utilizando o questionário Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT) proposto pelo Instituto de Saúde Ocupacional da Finlândia. Os sujeitos da pesquisa são auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros do HUAP. Os aspectos éticos serão respeitados conforme a resolução 196/96. Projeto em desenvolvimento, buscando analisar e verificar a relação das condições de trabalho e saúde do trabalhador com a Capacidade para o Trabalho. Descritores: Saúde do Trabalhador, Equipe de Enfermagem e Avaliação da Capacidade de Trabalho.
Referências
Tuomi K, Ilmarinen J, Jahkola A, Katajarinne L, Tulkki A. Índice de capacidade para o trabalho. São Carlos. Universidade Federal de São Carlos; 2005.
Simão SAF, Silvino ZR. Perfil de acidentes ocupacionais com material biológico ocorridos entre profissionais de saúde em ambiente hospitalar no município de Niterói – RJ – Brasil. Online Braz. J. Nurs. (OBJN ISSN 1676-4285). 2010 [cited set 9]; 9 (1) [online]. Avaliable at: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2010.2688/593
Dejours C, Abdoucheli E, Jayet C. Psicodinâmica do trabalho, contribuições da escola Dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho.1. Ed.- 13. reimpr.- São Paulo: Atlas, 2012.